Contente
Os gregos antigos foram a primeira grande civilização do Ocidente. Os gregos também praticavam a primeira forma de democracia, que tem impactado significativamente a civilização ocidental até os dias de hoje. Ciência grega, tecnologia, arte, ciência, filosofia e arquitetura tiveram um profundo impacto sobre os romanos e sobre a civilização ocidental em geral.
Alexandre, o Grande, que uniu a Grécia pela primeira vez, viveu apenas 33 anos (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)
Matemática
Os fundamentos básicos da matemática moderna foram lançados na Grécia Antiga. Os princípios lógicos básicos utilizados para dedução na ciência moderna e matemática foram sistematizados por Aristóteles em seus escritos sobre a "lógica silogística". Os gregos foram os primeiros a estudar leis gerais e princípios matemáticos além de praticar resolução de problemas, e foram os primeiros a se aprofundar na matemática abstrata. Os gregos também desenvolveram os princípios da prova matemática.
Ciências
Os antigos gregos aplicaram muitos dos mesmos métodos de lógica, teoria e prova ao seu trabalho na área das ciências. Embora as obras não parecem ter sobrevivido ao filósofo, acredita-se que Thales previu corretamente um eclipse solar em 585 a.C. e Anaximandro pode ter criado um mapa do mundo aproximadamente na mesma época. Embora ele não compreendesse a evolução, Anaximandro também especulou sobre um tempo antes de os seres humanos existirem e sobre a vida ter começado na água.
Filosofia
A Grécia é considerada o berço da filosofia ocidental. Universidades modernas ainda estudam filósofos gregos, como Sócrates, Platão e Aristóteles. Foram as obras dos filósofos gregos que estabeleceram as bases para as suas contribuições em matemática, ciências, medicina, direito e política. As escolas filosóficas do estoicismo, epicurismo, ceticismo e neoplatonismo têm suas raízes na Grécia Antiga.
Arte e arquitetura
O amor grego pelo drama é evidente em todas as suas obras de arte. Você pode encontrar as origens do teatro moderno nos dramas gregos. Eles criaram grande parte de sua obra, mesmo as encontradas na cerâmica simples da casa, para contar histórias. Nada resta das casas de madeira em que os gregos comuns viviam, mas muitas das técnicas utilizadas em seus templos e edifícios oficiais são usadas ainda hoje. Arquitetos gregos desenvolveram o sistema de poste e dintel, que utiliza o posicionamento das pedras e os efeitos da gravidade para manter as estruturas no lugar. Eles também desenvolveram colunas dóricas, iônicas e coríntias.