Contente
Um estufa defumadora contém três partes essenciais: a fornalha, o ambiente em si e os locais que seguram os itens que estão sendo defumados. Para garantir a segurança dos alimentos, um termômetro pode ser instalado por fora da estufa. A fornalha pode ficar por baixo da estrutura, ou ser construída em uma das laterais, com um duto conector ligado à estufa. A fumaça irá subir em direção à câmara defumadora. Conhecimento prévio do padrão de comportamento do fogo e experiência em defumar carnes ajudam bastante durante o desenvolvimento do projeto.
Instruções
O defumador pode ser uma casinha elegante, que adiciona um elemento visual interessante à sua propriedade (Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images)-
Faça o projeto para a estufa defumadora de acordo com o local. Por exemplo, se a área estiver nivelada, será necessário elevar a câmara defumadora em relação à fornalha, para que a fumaça consiga chegar até as carnes. Se for construir em uma colina, você pode aproveitar o declive para criar o efeito de chaminé. Se não for usar madeira para aquecer a estufa, será necessário planejar um local distante para abrigar o combustível. A fornalha pode ser relativamente pequena, comparado ao tamanho da estufa. Um fornalha quadrada com lados de 90 cm é suficiente para uma estufa defumadora de 250 por 180 por 180 cm.
-
Retire qualquer sujeira ou dejetos do local, e cave uma fundação para a estufa e a fornalha. Se tiver sorte de trabalhar em uma colina com grande declive, você pode cavar um caminho entre a fornalha e a estufa. Se estiver trabalhando em uma área plana, cave um pouco mais o local da fornalha em relação à estufa. É necessário ter um ângulo que leve a fumaça da fornalha até a câmara defumadora, como uma chaminé.
-
Use blocos de concreto para criar o piso e as paredes da fornalha. Forre o concreto com tijolos refratários. Faça uma estrutura de madeira e despeje concreto dentro, para fazer a abertura da porta, fincando hastes viradas para cima para segurar a porta da fornalha. Hastes parafusáveis para portas podem ser encontradas em lojas de materiais de construção, e funcionam bem como dobradiças também.
-
Coloque as pontas parafusáveis das hastes em uma das laterais da porta da fornalha, enquanto o concreto ainda não tenha secado. Se estiver reaproveitando uma porta de forno antiga, certifique-se de que as dobradiças estejam corretamente posicionadas. Se for fazer uma porta de folha metálica, prenda a outra metade da haste, com dobradiça, à porta.
-
Monte o telhado da fornalha com folha de metal. Faça um furo na folha, na lateral que ficará mais perto da estufa defumadora, para prender o cano do forno. Prenda a chaminé de exaustão do forno de acordo com as instruções do fabricante.
-
Construa a fundação da estufa defumadora com os blocos de concreto. Faça um furo para a entrada do cano do forno, na lateral mais próxima da fornalha. Coloque cerca de 15 cm de cascalho de pedra branca na fundação. Prenda o cotovelo ao topo do cano do forno, depois adicione uma pequena seção de cano que deverá ficar direcionado para a câmara defumadora. O cano deve ser longo o suficiente para sair do cascalho e atravessar a base de concreto que você irá despejar.
-
Despeje uma laje de concreto por dentro da fundação de blocos de concreto, certificando-se de que o cano permaneça no local, com a topo para fora do piso. Alise a superfície do concreto, para facilitar a limpeza da estufa quando estiver em uso. Se ainda não tiver feito, coloque um cano conector entre o cano que está saindo do chão e a chaminé que está no topo.
-
Construa as paredes com blocos de concreto, deixando um lugar para a porta. Adicione alguns dutos de ventilação operáveis, com puxadores em ambos os lados da estrutura. Monte o batente da porta, e coloque caibros por cima das paredes para fazer um teto pontiagudo.
-
Revista os caibros do teto com compensado, cortando pedaços com tamanhos exatos para encaixar em cada aresta. Coloque um sensor de temperatura por dentro da estrutura, e passe os fios por dentro do compensado. Pendure o sensor do lado de fora da estrutura. Pregue um telhado com folhas de metal por cima do compensado. Adicione painéis laterais a prova d'água. Construa ou compre uma porta, depois pendure-a dentro do batente. Uma boa porta irá manter os cachorros e outros animais carnívoros longe da sua estufa defumadora.
-
Prenda o cano do forno à chaminé da fornalha. Faça uma porta de folha de metal, ou reutilize uma antiga, e prenda-a na frente da fornalha. Deixe o concreto da estrutura secar bem, permitindo bastante tempo para os vapores saírem pelas portas abertas de ambas as estruturas.
-
Parafuse ganchos de metal para bicicleta nos caibros, e coloque prateleiras nas paredes. Crie um local próximo a fornalha para armazenar madeira e outros equipamentos.
-
Faça um fogo lento e baixo na fornalha quando for aquecer pela primeira vez, para ajudar a curar o concreto antes de usar a estufa. Verifique se a fumaça está preenchendo a câmara corretamente. Cheque o termômetro para saber se está alcançando a temperatura desejada.
O que você precisa
- Pá ou retroescavadeira
- Concreto
- Blocos de concreto
- Tijolo refratário
- Folha de metal para telhado
- Cano de metal para forno, com 22 cm de diâmetro
- Cotovelo para o cano do forno, com 22 cm de diâmetro
- Chaminé de exaustão para o forno
- Porta de madeira reciclada para a fornalha
- Dobradiças para portão
- Cascalho de pedra branca
- Dutos de ventilação operáveis
- Madeira de 5 por 10 cm
- Compensado de 2,5 cm de espessura
- Martelo
- Pregos
- Medidor de temperatura
- Prateleiras de metal
- Ganchos de metal