Contente
Moletons são conhecidos por serem confortáveis. Esse tipo de tecido é utilizado na confecção de calças flexíveis para treino esportivo, tarefas do lar ou como pijama. Na verdade, moletons são iguais às calças de pijamas, com a diferença nos tecidos e usos. Alguns pares de calças de moletom são caros, mas, usando materiais simples e um pouco de tecido de algodão, você poderá fazer seu próprio par de calças personalizado e confortável para qualquer finalidade.
Instruções
Moletons são confortáveis para treinos ou para o dia a dia (Creatas Images/Creatas/Getty Images)-
Meça a circunferência da cintura e da coxa do usuário do moletom com a fita métrica de tecido e anote as medidas. Depois, meça o comprimento da perna e do tornozelo até o quadril.
-
Pegue o outro par de calças e meça a distância do cós até o ponto em que as pernas da calça estão juntas. Anote essas medidas.
-
Coloque os dois pedaços de tecido de algodão em uma superfície plana, como uma mesa, e corte um retângulo em cada pedaço. Para a largura do retângulo, divida a medida da cintura por dois e aumente 7,5 centímetros. A altura do retângulo deve ser igual à medida da perna que você obteve no primeiro passo.
-
Coloque cada um dos pedaços em uma superfície plana. Agora marque um ponto na parte superior central de cada peça. Em cada peça, meça a distância do ponto superior central para dentro até o centro do retângulo, que é igual à medida entre as pernas obtida no segundo passo. Adicione de 2,5 cm a 5 cm a essa medida e marque o ponto.
-
Vire uma das peças de tecido de algodão para baixo. A partir daí, do lado esquerdo da peça, desenhe uma linha em direção ao centro, que é igual à metade da medida da coxa obtida no primeiro passo, adicionada de 2,5 cm a 5 cm, usando a régua para manter a linha reta. Faça o mesmo com o lado direito da peça de tecido.
-
Desenhe uma linha usando um critério para mantê-la reta. Essa linha deve conectar cada um dos pontos centrais que você desenhou no quinto passo ao ponto da virilha que foi feito no quarto passo. Repita os dois últimos passos na outra peça de tecido de algodão. Agora haverá duas peças de tecido de algodão com um esboço de par de calças em cada uma delas. Depois, corte cada contorno a partir de cada par de calças.
-
Repita do passo 3 ao 5 usando as peças de tecido de lã. Agora haverá duas peças de tecido de algodão e duas peças de tecido de lã, todas cortadas com a forma de par de calças.
-
Coloque cada pedaço de tecido de lã no topo de cada peça de tecido de algodão. Costure-as juntas, fazendo toda a borda exterior da forma das calças a cerca de 6 mm a partir da borda da peça. Agora haverá duas peças com o molde de calça, cada uma com um pedaço de lã costurado por cima de um pedaço de algodão.
-
Vire um dos moldes da calça para o lado do tecido de algodão. Coloque a peça virada sobre o outro molde, mantendo o lado de algodão para cima.
-
Costure as bordas direita e esquerda das peças do passo 9. Costure-as com as camadas ligadas em direção ao ponto da virilha. Agora haverá um par de calças com uma abertura para a cintura e duas aberturas para as pernas.
-
Coloque as calças em uma mesa e dobre a borda superior (que agora é a cintura) para cima, em 1,2 centímetros.
-
Meça o comprimento da tira de elástico de náilon que é igual à medida da cintura obtida no primeiro passo. Agora corte o elástico de náilon nesse comprimento.
-
Costure a tira de náilon na dobra inferior da cintura por toda a volta da calça, para prender o elástico. Isso assegurará um ajuste confortável e flexível, pois o náilon estará em conformidade com a estrutura do seu corpo.
O que você precisa
- Fita métrica de tecido
- Outro par de calças (jeans, moletom, calças de treino, etc)
- Tesoura
- 2 peças de tecido de algodão 1,2 m²
- Marcador permanente preto
- Medida de comparação
- 2 peças de tecido de lã 1,2 m²
- Linha
- Máquina de costura
- Tira de tecido de elástico de náilon de 1,5 m de comprimento por 2,5 de largura