Como construir um sensor de fluxo de corrente

Autor: Janice Evans
Data De Criação: 23 Julho 2021
Data De Atualização: 8 Dezembro 2024
Anonim
TRANSDUTORES DE PRESSÃO | Projetos de Automação #080
Vídeo: TRANSDUTORES DE PRESSÃO | Projetos de Automação #080

Contente

Detectar o fluxo de corrente envolve usar a lei de Ohm: tensão = corrente x resistência. Esse artigo mostrará como fazer um sensor de fluxo de corrente para disparar um alarme quando a corrente atingir o limite igual ou superior ao estabelecido. Essa é uma maneira simples de verificar sobrecargas em um sistema. Por exemplo, se o fluxo de corrente em uma determinada parte do sistema estiver acima de 1 Amp, isso pode indicar um a condição insegura e disparar uma alerta de segurança.


Instruções

  1. Determine o ponto do circuito que deseja monitorar. Ele deve ficar entre os componentes (e não dentro de um circuito integrado).

  2. Determine a quantidade de corrente que deseja usar como limite atual. Essa será a corrente que dispará o alarme. O resistor do sensor será escolhido usando a lei Ohm, no nível de operação de 3 VDC do alarme sonoro, da seguinte forma: valor do resistor do sensor = 3 volts divididos pelo limite atual. Exemplo: resistor = 3 VDC dividido pela corrente limite de 1 Amp = 3,00 Ohms. A classificação da potência do resistor deve ser de, pelo menos, duas vezes a potência máxima do resistor do sensor: se a corrente máxima nesse fosse de 5 ampères, Watts = Volts X ampères, portanto a potência máxima esperada seria de 3 VDC X 5 Amps para 15 Watts. Um resistor do sensor seguro seria de 3,00 Ohms e 30 Watts.


  3. Desligue a energia do circuito. Usando um ferro de solda, solda e fio, insira o resistor do sensor no circuito, no ponto determinado no passo 1.

  4. Prenda um condutor entre o alarme sonoro (+) e a lateral do resistor em que espera ver a tensão relativamente maior. Isso será determinado pelo local escolhido, para colocar o resistor no circuito. Prenda o outro condutor entre o alarme sonoro (-) e a outra lateral do resistor do sensor.

  5. Religue a alimentação do circuito. O alarme sonoro deve soar, quando a corrente que passa pelo resistor provocar a queda da tensão através do resistor para 3 VDC ou acima.

Dicas

  • Se tiver um voltímetro, verifique a tensão sobre o resistor do sensor, para assegurar que a queda de tensão esteja próxima ao valor calculado. Se não estiver, retorne ao passo 1 e reavalie.

Aviso

  • Os ferros de solda devem estar quentes para serem utilizados. Tenha cuidado ao usar esse equipamento.

O que você precisa

  • Resistor de detecção de precisão (valor discutido no passo 2)
  • Condutores elétricos
  • Alarme sonoro (3 VDC)
  • Solda
  • Ferro de solda
  • Fio isolado (AWG 16 - 22)