Contente
Contas Mala são símbolos de devoção usados nas práticas espirituais budistas e hinduístas. A Mala consiste em uma corda com 108 contas e uma maior, que é usada para começar e terminar o ciclo de orações. Contas Mala são tradicionalmente feitas de madeira, sementes ou pedras preciosas. O propósito da conta é ajudar o praticante espiritual a manter a contagem das orações ou mantras que recita.
A palavra Mala vem do sânscrito e significa "rosário" (Thomas Northcut/Photodisc/Getty Images)
Materiais tradicionais
As contas do bracelete Mala podem ser feitas de diversos materiais, mas o sândalo é o mais tradicional. As contas feitas da madeira da árvore de sândalo são cheirosas e têm o propósito de promover uma mente tranquila. Outros materiais tradicionais são sementes de lótus, que os praticantes sugerem ajudar a melhorar o foco mental e a comunicação, além das sementes da árvore de bodhi.
Significado da Mala
Praticantes do budismo e hinduísmo começam na primeira conta da Mala, que é chamada de Sumeru. Essa conta é maior do que as outras do colar e sinaliza o começo ou final do mantra. No hinduísmo, o significado do número 108 é que os deuses Shiva e Vishnu têm 108 nomes cada. Há também 108 textos na literatura sacra hinduísta Upanishads.
Como segurar a Mala
Contas de Mala são tipicamente usadas no pulso direito ou seguradas na mão direita durante a meditação. O dedo indicador nunca deve ser usado para segurá-la, sendo assim segurado pelo polegar e o anelar ou suspenso pelo dedo médio. A Mala mantém o praticante focado em recitar mantras e ajuda a manter a conta de quantos foram recitados em um curso de meditação. A Mala algumas vezes é usada durante o dia como bracelete para lembrar o usuário de seu estado meditativo.
Função da Mala
Um bracelete Mala oferece ao praticante a liberdade da contagem de mantras conforme procede em sua devoção. Assim, os praticantes espirituais que usam a Mala podem voltar suas mentes para o significado do mantra particular que recitam. Muitos mantras diferentes existentes no budismo e hinduísmo com propósito de diversas devoções, divindades particulares e manifestações de Buda para inspirar e tranquilizar, deixar compassivo ou iluminar a mente.