Como controlar antracnose em uvas

Autor: Gregory Harris
Data De Criação: 11 Abril 2021
Data De Atualização: 20 Novembro 2024
Anonim
ANTRACNOSE NA VIDEIRA
Vídeo: ANTRACNOSE NA VIDEIRA

Contente

As videiras podem produzir uvas por até 50 anos, mas requerem plantio e manutenção cuidadosos. Elas têm necessidades específicas de cultivo e são vítimas de uma variedade de pragas e doenças. A antracnose, ou podridão negra, ataca os brotos, frutos e folhas da videira, restringe a produção de frutas e mata os rebentos. A Extensão da Universidade do Estado de Iowa, nos EUA, refere-se a essa doença como a ameaça mais perigosa em seu Estado. O diagnóstico de antracnose deve ser precoce para se efetuar o tratamento das videiras a fim de salvar sua colheita de uvas.


Instruções

Fungos e doenças desenvolvem-se em condições quentes e úmidas e quando as videiras são plantadas em estreita proximidade (Goodshoot/Goodshoot/Getty Images)
  1. Faça o diagnóstico de antracnose para um tratamento correto. Procure por manchas escuras e afundadas nos ramos, folhagem e uvas das videiras. Os centros das manchas podem ser brancos, cinzentos ou estar completamente ausentes. As folhas novas são mais suscetíveis à antracnose, que faz com que essas folhas fiquem torcidas e deformadas.

  2. Corte a folhagem, ramos e frutos infectados para minimizar a disseminação da doença. Passe um ancinho e junte toda a palha embaixo das videiras infectadas e descarte-a juntamente com a folhagem podada. Aplique 5 cm de matéria orgânica ao redor de cada videira para minimizar salpicos na terra e prevenir mais infecção.


  3. Submeta as videiras a um esquema de aplicação quinzenal de fungicida. Use fungicidas destinados à antracnose para obter melhores resultados. Descontinue as aplicações quando as uvas atingirem uma coloração madura, para que a colheita seja segura.

  4. Na primavera, aplique spray de óxido de cálcio líquido nas videiras, antes de saírem do estado de dormência. Essa aplicação ajuda a prevenir a antracnose.

Dicas

  • Nunca cultive videiras domésticas próximas às videiras silvestres, pois as variedades silvestres são portadoras de doenças como a antracnose.
  • Videiras saudáveis têm maiores chances contra as infecções fúngicas. Plante-as a pleno sol e em locais com boa drenagem e circulação de ar. Além disso, o ar quente produz fungos e doença.
  • Pode as videiras no final do inverno para abrir o dossel e prevenir o crescimento de fungos.
  • Plante videiras resistentes para ter a melhor proteção possível contra antracnose.

O que você precisa

  • Tesoura de poda
  • Ancinho
  • Matéria orgânica
  • Fungicida
  • Óxido de cálcio líquido em spray