Contente
A maioria dos manômetros modernos consideram o uso da pressão atmosférica nos sistemas lidos. Os aparelhos e máquinas como bombas de poço, compressores de ar e manômetros de pneus leem um valor que não leva em consideração a pressão total ou absoluta do sistema. Usando uma fórmula básica, você poderá converter a pressão absoluta em pressão de manômetro e viceversa.
Instruções
-
A pressão absoluta ou total geralmente se define como a pressão medida no vácuo ou com 0 Pa. A pressão de manômetro geralmente se lê nessa ferramenta e leva em consideração a pressão atmosférica a qual estamos submetidos a cada dia e muda com a temperatura e altura respeito ao nível do mar. Em média o valor é 1006,6 HPa sobre o vácuo; isto é, um manômetro coloca como "zero" os 1006,6 HPa já presentes.
-
A fórmula básica para encontrar a pressão de manômetro é Pg = Ps - Pa, sendo "Pg" a leitura do manômetro, "Ps" a pressão total do sistema (ou "absoluta) e "Pa" a pressão atmosférica (no seu valor médio de 1006,6 HPa).
-
Converta uma pressão absoluta de 1500 HPa em uma leitura de manômetro. Substituíndo os valores na fórmula, o resultado será Pg = 1500 - 1006,6 = 493,4 HPa.
-
Para encontrar a pressão absoluta ou total de um pneu com uma leitura de 1000 HPa no manômetro, a fórmula inversa é Ps = Pg + Pa. Substituindo os valores, o resultado é Ps = 1000 + 1006,6 = 2006,6 HPa.
Dicas
- A maioria dos equipamentos comerciais, como compressores de ar ou sistemas de refrigeração industriais, utilizam uma leitura de pressão absoluta. Isso permite obter um valor preciso e diagnosticar problemas com os aparelhos.