Contente
O clima subtropical úmido apresenta temperaturas entre 0 e 18 ºC nos meses frios e superiores a 22 ºC nos meses mais quentes. Esse clima é encontrado em áreas entre as latitudes 25° e 40°, tanto para norte quanto para o sul do Equador. A fauna subtropical inclui várias espécies de répteis, como as tartarugas, cobras, lagartos, iguanas e crocodilos.
Crocodilos, como o jacará-americano, vivem em áreas subtropicais úmidas (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
Tartarugas marinhas e terrestres
Os membros da superordem Chelonia, espécies de tartarugas marinhas e terrestres que vivem em climas temperados úmidos incluem a espécies sul-americanas ameaçadas de extinção: tartaruga argentina (Chelonoidis chilensis), jabuti-piranga (Chelonoidis carbonaria) e jabuti-tinga (Chelonoidis denticulata). Embora sejam frequentemente encontradas em regiões tropicais, as tartarugas marinhas, como a tartaruga-oliva (Lepidochelys olivacea) e a tartaruga-verde (Chelonia mydas) também desovam nas costas subtropicais ao redor do mundo.
Lagartos
Assim como as cobras, os lagartos pertencem à ordem Squamata e ocupam amplas áreas em todos os continentes, exceto na Antártica. As espécies de Squamata encontradas em áreas subtropicais úmidas incluem os gêneros Liolaemus e Phymaturus, também conhecido como iguanas arborícolas; membros do gênero Physignathus, lagartos conhecidos como dragões aquáticos, que habitam a Ásia e a Austrália; e Ophisaurus ou cobra de vidro, encontrados nos Estados Unidos.
Cobras
A cobra-minhoca (Carphophis amoenus), a cobra escarlate (Cemophora coccinea) e a cobra índigo (Drymarchon couperi), que está em perigo de extinção, são alguns exemplos de espécies da família Colubridae encontradas em áreas subtropicais úmidas. A venenosa cobra-coral-verdadeira (Micrurus fulvius), as Aspidelaps da África e as Austrelaps da Austrália pertencem à família Elapidae. A jararaca-da-mata (Bothrops jararaca) é uma representante da família Viperedea que vive na América do Sul.
Crocodilianos
Répteis da ordem Crocodilia incluem crocodilos, jacarés e gaviais. As espécies que vivem em climas subtropicais úmidos incluem o jacaretinga (Caiman crocodilus) e o jacaré-do-pantanal (Caiman yacare), que chegam a dois metros de comprimento e são nativos da América do Sul; o jacaré-americano (Alligator mississippiensis), que pode alcançar 4 m; e o gavial (Gavialis gangeticus), que é nativo da Índia e quase extinto na natureza.