Contente
As cores afetam a memória todos os dias e por toda a vida, sendo usadas de forma intencional e subliminar por educadores e até mesmo por empresas de publicidade. Testes científicos descobriram que certas cores são mais estimulantes e ajudam na memorização. Esse estímulo pode ser tanto negativo quanto positivo, influenciando na sua distração, nas coisas que você lembra e no que chama sua atenção inicialmente.
Você perceba ou não, as cores influenciam na sua memória (Photos.com/Photos.com/Getty Images)
Branco
Foi descoberto que o papel branco influencia negativamente a habilidade de leitura daqueles diagnosticados com dislexia, uma dificuldade de aprendizagem que prejudica a leitura, independente do nível de inteligência. Isso, por sua vez, afeta a habilidade de lembrar o que foi lido. Papéis brancos tendem a "brilhar" e fazem com que o texto impresso pareça estar se movimentando. É possível contornar essa ilusão usando óculos com lentes em uma cor diferente ou usando um plástico colorido e transparente que deslize sobre o papel.
Cores frias
Cores frias, como o azul e o verde, são menos estimulantes e ajudam a relaxar. Os cartões de memorização ou cartelas de estudos em papéis nessas cores acabam sendo menos eficientes, por causar efeitos relaxantes. No entanto, as cores frias são ótimas para estimular a criatividade.
Cores quentes
Cores quentes, como o vermelho e o amarelo, são mais estimulantes e, sendo assim, mais fáceis de memorizar. Nossas mentes respondem automaticamente a essas cores por serem mais perceptíveis e ajudarem a melhorar a habilidade de lembrar-se de fatos passados, quando estes são apresentados em cores quentes e vivas.
Colocar informações em papéis coloridos tende a aumentar a capacidade de memorizar os temas (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)Preto e branco versus colorido
Muitos estudos científicos já foram conduzidos para testar se as imagens em preto e branco são mais fáceis de memorizar do que as coloridas. A conclusão foi a de que as pessoas respondem mais às imagens naturalmente coloridas – como retratos instantâneos – do que às imagens coloridas artificialmente ou em preto e branco.
Imagens em preto e branco são mais difíceis de serem lembradas que as imagens coloridas naturalmente (Photos.com/AbleStock.com/Getty Images)