Contente
Fita de franzir faz com que a junção do tecido seja mais fácil. Com ela, você pode conseguir um franzido elegante e homogêneo em qualquer tipo de tecido. Esta fita é frequentemente usada em cortinas e outros fins domésticos, como cortininhas de pias, capas para móveis e saias para camas box. Embora possa ser usada para vestuário, lembre-se que ela não estica. Então, ela pode ser usada em saias, por exemplo, mas será necessário que caiba e seja acrescido um zíper ou outro fecho.
Instruções
A fita de franzir funciona bem em tecidos leves ou pesados (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)-
Embainhe as bordas do tecido, exceto o topo. Lembre-se de usar metragem suficiente para a formação do franzido.
-
Dobre a parte superior para baixo, para o lado do avesso, cerca de 2 cm e prenda com alfinetes. Não dobre duas vezes, pois isso irá criar excesso de tecido e interferirá no franzido.
-
Fixe a fita de franzir sobre a parte dobrada. Deixe cerca de meio centímetro entre o topo da fita e a parte superior do tecido dobrado. Deixe um excesso de cerca de 1 cm de fita para cada lado.
-
Costure-a no lugar, tomando cuidado para não costurar o cordão. Se alinhavá-lo acidentalmente, pare imediatamente e remova os pontos.
-
Dê um nó em uma das extremidades dos cordões. Puxe-os do outro lado, todos ao mesmo tempo, até que você tenha atingido o efeito desejado. Dependendo do tipo de fita, você verá um franzido simples ou um padrão de diamante no lado direito do tecido.
-
Corte as pontas soltas da fita de franzir. Dobre-as e costure-as no lugar.
Dicas
- Se estiver usando tecido fino, use fita de franzir translúcida.
O que você precisa
- Fita de franzir
- Tecido
- Tesoura
- Ferro de passar
- Alfinetes