Contente
A estilista francesa Madeleine Vionnet foi pioneira nas roupas de corte enviesado no início de 1900. O estilista americano Charles Kleibacker continuou com a arte da costura artesanal de vestidos de corte enviesado em 2011. Costureiras domésticas podem criar roupas à máquina com esse corte que destaca os contornos do corpo e tira vantagem das características drapeadas e elásticas de tecidos de corte enviesado.
Instruções
Esse vestido ilustra o tecido listrado cortado em viés para criar aberturas (Photodisc/Photodisc/Getty Images)-
Selecione um molde com emendas mínimas. Tente uma camisola simples, um pulôver ou um vestido sem zíper.
Use uma camisola para o seu primeiro projeto de corte enviesado (BananaStock/BananaStock/Getty Images) -
Escolha um tecido macio que tenha um toque fluido quando você pendurá-lo enviesado na loja de tecidos. Escolha um linho leve, algodão macio ou casimira de seda para o seu primeiro projeto. A especialista em costura Marcy Tilton sugere a compra de um metro de tecido para cada peça de molde.
Um tecido de trama larga cai bem em uma roupa de corte enviesado (Dick Luria/Valueline/Getty Images) -
Faça as peças do molde em tamanho normal, traçando as peças dianteira e traseira em papel comum. Cole os pedaços juntos ao centro na frente e nas costas. Marque uma nova linha perpendicular à linha de cada peça do molde. Lembre-se de cortar 4 cm a mais para costura em cada lado e escrever sobre o molde próximo às costuras: "espaço de costura de 4 cm".
-
Coloque o tecido com o lado direito para cima na mesa de corte. Coloque as peças de molde viradas para cima sobre o tecido e certifique-se de que as novas se encontrem paralelas às ourelas. Prenda o molde no tecido e corte as peças com tecido extra nas laterais para 4 cm de espaço para costura.
-
Passe as peças cortadas e estique-as suavemente longitudinalmente. Coloque as peças de molde de volta para cada pedaço cortado e marque as linhas de costura com giz.
Pressione e estique as seções cortadas da peça de roupa antes de costurar (George Doyle/Stockbyte/Getty Images) -
Costure os ombros e reforce com viés. Alinhave as costuras laterais seguindo as linhas marcadas com giz. Experimente a roupa e faça o espaço de costura mais estreito para deixar a roupa larga ou os amplie para deixá-la mais justa. Lembre-se que o tecido de corte enviesado continuará a esticar, e você precisa permitir espaço suficiente para impedir um caimento que não fique bem.
-
Estique levemente conforme você costurar as laterais com um comprimento de ponto de 2,5 mm a 3 mm ou de 4 a 5 pontos por centímetro. Vincule o decote e as aberturas de cavas com viés. Pendure a roupa durante a noite para deixar o tecido relaxar. Use um marcador de bainha para medir a distância da borda até o chão. Vire e costure a bainha à mão.
Dicas
- De acordo com o especialista em costura David Coffin, tecidos moles como crepe ou charmeuse proporcionam um efeito drapeado fluidos, enquanto tecidos mais ásperos, como tafetá, casimira, organza e chiffon tendem a esvoaçar para longe do corpo.
- Faça um molde em musselina de sua peça para refinar o ajuste antes de cortar o tecido (veja a seção de Referência).
- Em um casaco, vestido ou blusa com um tecido listrado, corte apenas as mangas em viés para um ajuste confortável e um design interessante (veja a seção de Referência).
Aviso
- Aprenda a lidar com tecidos mais firmes com corte enviesado antes de tentar em tecidos escorregadios.
O que você precisa
- Molde
- Rolo de papel
- Tecido
- Tesoura
- Alfinetes
- Máquina de costura
- Linha
- Agulha