Contente
O cacto-pedra, do gênero Lithops, é uma planta suculenta. Isso significa que ele pode armazenar água e sobreviver com pouca umidade. Essas plantas são provenientes de uma grande família sul-africana chamada Mesembryanthemaceae. O cacto-pedra produz flores semelhantes a margaridas, que podem ser amarelas, alaranjadas ou brancas. Essas flores duram cerca de duas semanas. O cultivo de suas sementes é um projeto simples. Existem 37 espécies a escolher, bem como outras 53 subespécies e variedades.
Instruções
O cultivo de sementes de cacto-pedra é um projeto simples (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)-
Encha um pequeno vaso de cerâmica de 5 cm por 5 cm com mistura de terra para cultivo de cactos. Deixe a terra a 1,25 cm abaixo da borda do vaso.
-
Regue a terra até saturá-la completamente.
-
Coloque uma semente por vaso.
-
Cubra as sementes com uma camada de areia fina ou, usando um coador de chá, coe um pouco de terra de cultivo bem fininha sobre a semente só o suficiente para cobri-la.
-
Misture água na areia que cobre as sementes para umedecê-la.
-
Coloque os vasos de cerâmica em um recipiente com tampa pressurizada.
-
Posicione os vasos em um local sob luz solar brilhante, mas não direta.
-
Mantenha a terra úmida borrifando água diariamente.
-
Descubra a planta parcialmente após duas a três semanas. Deixe a tampa apenas parcialmente sobre o recipiente durante quatro semanas.
-
Reduza a irrigação quando o cacto-pedra alcançar 5 cm de altura. Regue-o quando 6 mm da parte superior da terra estiverem secos.
-
Transplante o Lithops depois de um ano.
Dicas
- Certifique-se de que o vaso de cerâmica escolhido tenha furos de drenagem no fundo. Talvez seja preciso usar pinças para colocar as sementes na terra devido ao seu pequeno tamanho.
- Escolha um recipiente com tampa transparente para que a solar possa penetrar e ajudar a reter umidade.
- Quando o cacto-pedra tiver 2,5 meses, deixe a terra secar completamente após a rega. Aumente gradualmente os dias entre a irrigação até fazê-lo a cada duas semanas.
- Você poderá transferir para qualquer parte as sementes de Lithops, em algum momento entre três semanas e um ano, depois de germinadas. Então, você poderá transplantá-las em uma vasilha grande. Encha os espaços entre as plantas com quantidades correspondentes de cascalho e seixos. Troque a planta de vaso a cada dois anos.
Aviso
- Não cubra as sementes com uma camada com mais de 6 mm de profundidade.
O que você precisa
- Vaso de cerâmica de 5 cm por 5 cm
- Mistura de terra para cultivo de cactos
- Água
- Pinça
- Areia fina
- Coador de chá
- Aspersor
- Recipiente com tampa de pressão
- Cascalho
- Seixos