Contente
Dor na coxa causada por dano no nervo ou por nervos pinçados por causa de músculos tensionados pode ser bastante debilitante. Os movimentos podem ficar limitados se a dor for intensa. A prática de exercícios é um dos melhores remédios disponíveis. Faça exercícios leves e alongamentos para relaxar a dor nevrálgica.
Exercícios leves e alongamentos são os melhores remédios para dores nevrálgicas causadas por músculos tensionados (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)
Alongamentos
Faça alongamentos para melhorar a extensão do movimento e aliviar os músculos tensionados que podem estar pinçando a coxa. Os músculos da coxa podem ser estendidos com o auxílio das costas, do quadríceps (que são os músculos ao longo da parte dianteira da perna), e dos jarrete (que são os músculos da parte posterior da perna). Execute os alongamentos uma vez ao dia. Deite com as costas para baixo, com as pernas dobradas e os joelhos apontando para o teto. Coloque as mãos atrás do joelho esquerdo. Traga gentilmente o joelho esquerdo em direção ao peito e utilize as mãos para maximizar o alongamento. Segure nesta posição por cerca de cinco segundos, e então repita o mesmo com a outra perna. Faça uma série de 15 a 20 repetições.
Exercícios de reforço
Quando a dor na coxa tiver começado a melhorar, faça exercícios de reforço para prevenir a reincidência do problema. Exercícios de reforço devem ser realizados com frequência para prevenir lesões. Em um primeiro momento, não tente levantar pesos com o uso das pernas. Reforce as pernas com tubo ou faixas elásticas indicados para fins fisioterapêuticos para lentamente reabilitar a coxa. Sente em uma cadeira com uma extremidade do tubo amarrada a cadeira e a outra a sua perna. Estique a perna lentamente, com os dedos do pé apontando para o teto. Repita este exercício de 15 a 20 vezes com cada perna.
Faça agachamentos. Posicione-se no meio do tubo elástico, segurando cada uma das extremidades com uma mão. O tubo estará totalmente esticado. Com as pernas abertas na largura dos ombros, vá se agachando até o máximo que conseguir. Segure na posição durante cinco segundos e então retorne para a posição inicial. Faça duas ou três séries de 12 a 15 repetições.
Tonificando
Exercícios de tonificação para remover a gordura e a flacidez dos músculos podem ajudar a aliviar a dor na coxa. Não realize atividade aeróbica de alto impacto, como corrida ou basquete. Faça um exercício aeróbico que exija extensão dos movimentos. Utilize uma bicicleta ergométrica e uma máquina elíptica ou faça natação para aliviar a dor na articulação e tonificar os músculos. Exercício aeróbico deve ser realizado com a prática regular de alongamentos. Se estiver fazendo exercícios de reforço, tente alterná-los diariamente com atividade aeróbica.