Contente
O eczema, também conhecido como dermatite, é identificado por uma pele seca, vermelha, inchada e com coceira. Pode ser encontrado em qualquer parte do corpo, inclusive nos lábios. É causado por alergias, reações a certas substâncias e/ou sintomas de outras doenças. Não há cura para o eczema, mas existem muitos tratamentos disponíveis que podem aliviar alguns dos desconfortos causados por essa afecção.
O estresse pode causar surtos de eczema, as técnicas de relaxamento ajudam a reduzi-las (Thinkstock Images/Comstock/Getty Images)
Dermatite atópica
O tipo mais comum de eczema é a dermatite atópica, que é encontrada principalmente em bebês e crianças, mas também em adultos. É uma condição alérgica que resulta em pele seca e que coça. Algumas causas de dermatite atópica nos lábios são: sabão, ar frio, umidade, sudorese e estresse.
Não toque
Evite tocar os lábios e a boca. Nunca coce, esfregue ou lamba os lábios. Coçar pode romper a pele e causar infecções. Lamber pode irritar e secar mais os lábios. Independentemente da intensidade da coceira, nunca coce. Use um umectante leve ou um bálsamo labial que não cause irritações. A vaselina pode ajudar. Além disso, uma compressa fria ou bolsa de gelo também podem resolver o problema.
Limite o contato
Se descobrir que um sabão ou produto doméstico irrita seus lábios, pare de usá-lo imediatamente. Fique com os sabonetes suaves e detergentes sem perfume. Evite cosméticos e produtos de cuidados pessoais que contenham álcool. O álcool pode secar mais a pele e causar um surto de eczema. Esteja sempre atento a qualquer pessoa e produtos com os quais tenha contato, inclusive animais de estimação. Saiba o que é irritante para a pele e evite ou limite seu uso.
Dermatologista
Consulte um dermatologista para discutir as possíveis prescrições para controlar as crises de eczema. O eczema não tem cura, mas um médico pode prescrever medicamentos que podem ser friccionados nos lábios.
Estresse
O estresse pode causar surtos de eczema e um manejo responsável pode ajudar em seu controle e tratamento. A American Academy of Dermatology (Academia Americana de Dermatologia) recomenda que os pacientes mantenham um regime de tratamento, durmam bastante, permaneçam calados, tentem usar técnicas de relaxamento, como meditação ou ioga, ou encontrem um passatempo. No encontro de 2009 da America Academy of Dermatology, em Boston, os dermatologistas discutiram os benefícios potenciais de terapias alternativas, como acupuntura e hipnose, e como podem ajudar a reduzir o estresse, mas os médicos disseram que elas devem ser usadas em conjunto com os cuidados médicos tradicionais.