Contente
Caso possua um processo complicado que precise descrever, mapear e controlar, crie um fluxograma para ajudar as pessoas a entenderem e modificarem as ações. Ao invés de utilizar um software de planejamento de negócios, sua empresa pode utilizar o Google Docs, um serviço online acessível através de um navegador de Internet. Por exemplo, seu fluxograma exibe diferentes categorias de chamadas recebidas de clientes e como os funcionários de sua empresa lidam com ela com base no tipo de ligação: se é uma reclamação, uma consulta ou um pedido de desconto em vendas futuras.
Instruções
Crie um fluxograma com o serviço do Google Docs (Ciaran Griffin/Lifesize/Getty Images)-
Visite o site do Google (www.google.com) e logue em sua conta.
-
Clique no botão "+" e em "Documentos".
-
Clique no botão "Criar" no menu, depois clique em "Desenho".
-
Clique na caixa "Desenho sem título" e digite um nome para seu fluxograma.
-
Clique em "Inserir" no menu e então em "Forma". Uma janela contendo diversas formas para seu fluxograma aparecerá.
-
Clique em uma forma, como um quadrado, triângulo ou círculo.
-
Desenhe a forma na janela com a ferramenta selecionada e solte o mouse quando ela estiver com o tamanho e forma desejados.
-
Dê um clique duplo na forma. Uma caixa de texto aparecerá. Digite uma mensagem nela, como "Chamadas dos Clientes".
-
Clique em "Inserir" no menu e em "Forma", e desenhe uma nova forma. Digite um texto para ela. Por exemplo, digite "Cliente está nervoso por causa de produto quebrado".
-
Clique em uma forma e arraste-a para o local que ela deve ficar no fluxograma. Você pode colocar uma forma no topo com três abaixo dela, caso hajam três possíveis passos nesse processo, como "Cliente requer reembolso", "Cliente precisa de instruções" ou "Cliente requer um desconto".
-
Clique no botão "Conector", que é identificado por uma linha diagonal.
-
Clique em uma forma e então em uma segunda para criar uma linha conectando-as. Continue fazendo isso para desenhar conexões entre as diferentes seções do fluxograma.