Contente
As telas de sombreamento são usadas em hortas e estufas para prevenir queimaduras solares nos vegetais e protegê-los contra os danos causados pelo vento.
As telas solares protegem as culturas de clima frio do sol (purple cauliflower image by Sean Wallace-Jones from Fotolia.com)
Variedade
As telas de sombreamento são tecidos de malha fabricados em várias densidades. As densidades entre 12 a 50% são as mais usadas em hortas.
Instalação
Em um jardim ao ar livre, a tela de sombreamento é fixada a uma moldura a, no mínimo, 60 cm do chão. Isso minimiza o acúmulo de calor e ajuda na circulação do ar.
Densidade de 12%
Essa tela de sombreamento de densidade leve é melhor para vegetais que gostam de sol como tomates e pimentas. Fornece uma certa proteção UV, mas não reduz os ventos.
Densidade de 30%
Essa tela de densidade moderada é recomendada para folhas, mudas, alface, cebolinhas, feijão e couve-flor. Pode fornecer também um pouco de proteção contra o vento.
Densidade de 40 e 50%
Embora estas densidades possam ser usadas com vegetais em áreas de sol extremo ou em molduras portáteis que só são usadas durante a parte mais quente do dia, elas são muito boas na tarefa de reduzir os ventos. Telas de sombreamento com densidades maiores que 50% não são muito usadas em hortas.