Contente
A Ford apresentou o Ford Ranger ao mundo dos automóveis em 1993, de acordo com o site Ranger Station. Inicialmente, a Ford oferecia o Ranger como um semelhante ao pacote de caminhonetes fabricadas pela Mazda. A Ford produziu o Ranger como um compacto e mudou os modelos de caminhonetes Serie F para o novo nome XLS. O Ford Ranger 1997 veio nos modelos X, XLT, STX e Splash, com cabine regular ou estendida.
As caminhonetes Ranger da Ford saíram das linhas de montagem no início de 1983 (pickup truck image by Tonda from Fotolia.com)
Motor
O acabamento básico ficou com o modelo XL, que veio equipado com motor 2.3 litros l-4 ou 3.0 litros v6. O de 2.3 possuía 112 cavalos de força, enquanto o de 3.0 v6 era ainda mais forte, oferecendo 147 cavalos. As outras classes opcionais de Ford Ranger apresentavam os mesmos motores, a Ford também ofereceu um opcional de 4.0 litros v6, que chegava aos 152 cavalos de potência.
Tamanhos e assentos
O Ford Ranger 1997 foi lançado nos dois tamanhos, cabine normal ou estendida. A cabine regular poderia comportar até 4 pessoas sentadas, já a estendida acomodava confortavelmente entre 5 e 7 passageiros.
Economia de combustível
A Ford produziu dois tipos de transmissões para o Ford Ranger 1997. Uma de rodas traseiras, que possibilitava rodar 9 km por litro de combustível, e uma de 4 rodas, diminuindo a economia da caminhonete para aproximadamente 7 km por litro.
Transmissão
Todos os Ford Ranger 1997 vieram equipados com uma transmissão manual. O modelo básico tinha transmissão de cinco velocidades. Os alternativos ofereciam também 4 ou 5 velocidades de transmissão automática, com overdrive.
Segurança
Os opcionais de segurança para todos os modelos incluíam freio antitravamento das rodas traseiras, iluminação adjacente central e airbags dianteiro para o motorista. Em todos os modelos, com exceção do básico, ainda podiam ser escolhidos opcionais como alarme e sistema de segurança.
Características interiores
Todos os modelos do Ford Ranger 1997 possuíam ar condicionado, reprodutor de fitas cassetes, espelhos para os passageiros, iluminação e relógio. O Ford Ranger básico tinha trancamento manual e estofamento interior de vinil. Os outros estilos ofereciam CD player com capacidade para 1 ou 5 CDs, direção hidráulica, controle remoto para abrir o carro e acabamento de carpete.