Como desenhar um fluxograma de produção

Autor: Charles Brown
Data De Criação: 6 Fevereiro 2021
Data De Atualização: 20 Novembro 2024
Anonim
Como desenhar um fluxograma de produção - Artigos
Como desenhar um fluxograma de produção - Artigos

Contente

Toda produção ocorre em etapas. Essas etapas podem ser escritas na forma de instruções para que futuros funcionários possam repetir o processo exatamente para garantirem resultados idênticos. Um fluxograma fornece um guia visual que pode comunicar o processo, passo-a-passo, mais claramente. É possível desenhar um fluxograma fácil de se entender com um lápis e uma folha de papel.


Instruções

As etapas são ilustradas em caixas coloridas em um fluxograma (process flow image by Christopher Hall from Fotolia.com)
  1. Escreva todas as principais etapas do processo de produção. Escreva-os em declarações curtas e concisas, tais como "Desligue o forno. Ajuste a temperatura para 180°C."

  2. Identifique pontos de início e de fim na produção. Escreva o passo inicial no topo da página e o final na parte inferior. Circunde as etapas inicial e final com uma figura oval.

  3. Escreva as etapas secundárias (ou suplementares). As etapas secundárias nem sempre se aplicam, mas podem guiar o funcionário para o que fazer em caso de erro. Exemplos de etapas secundárias incluem "Limpar o fundo se o forno estiver sujo" ou "Aquecer previamente em 230 °C se estiver assando pão".


  4. Desenhe caixas retangulares de mesmo tamanho para cada passo principal. Desenhe-as uma em cima da outra, do topo da página ao final. Utilize uma segunda folha se faltar espaço.

  5. Escreva as frases das etapas principais em cada caixa, na ordem em que ocorrem no processo de produção.

  6. Escreva as etapas que requerem que uma escolha seja feita pelo funcionário. Por exemplo: "Asse até que a parte de cima do pão esteja levemente corada" contrastando com "Asse até que a parte de cima do pão esteja dourada".

  7. Circunde cada etapa de decisão com um losango. Desenhe linhas saindo de diferentes pontos do losango para indicar as diferentes escolhas possíveis.

  8. Conecte cada caixa com uma linha. Essas linhas mostram que uma caixa aparece diretamente após outra. Essa é a base do seu fluxograma.

  9. Atribua as etapas secundárias a uma etapa principal. Por exemplo, "Limpe o forno se estiver sujo" poderia ir ao lado de "Ligue o forno". Já que deveria se limpar o forno antes de ligá-lo, a etapa ficaria no lado esquerdo de "Ligue o forno".


  10. Conecte as caixas das etapas secundarias e das principais. Desenhe um círculo ao redor de cada etapa secundária. Não desenhe formas ovais como foi feito para as etapas inicial e final.

Dicas

  • Codifique por cores o seu fluxograma de maneira que complemente o processo de produção. Por exemplo, se um funcionário chega a uma etapa de decisão que muda o restante do processo, colora os passos seguintes diferentemente das etapas pelas quais passaria se tivesse tomado outra decisão.