Contente
Não existem raças de gato que sejam 100% hipoalergênicos para pessoas alérgicas a gatos, afirma Bernadine Cruz, porta-voz da American Veterinary Medical Association. Pessoas alérgicas a gatos não são alérgicas ao pelo do animal, mas sim a uma proteína na saliva e uma substância chamada Fel-D1. Algumas raças produzem menos desta proteína do que outras.
Gatos Sphynx não são 100% hipoalergênicos (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
Gatos Allercas
Especialmente criados pela empresa Allerca, estes gatos de pelo curto foram geneticamente alterados para não produzir o Fel-D1. Existem duas variedades, o Allerca GC eo Ashera GD. Este último combina os padrões desejáveis que imitam grandes felinos, como leopardos, sem a glicoproteína Fel-D1. Essa raça não produz gatinhos hipoalergênicos, até a data de publicação. O custo de um Allerca GC é de cerca de R$ 13.000, enquanto o GC Ashera custa cerca de R$ 44.000.
Gatos sem pelos
As raças quase sem pelos ainda produzem o Fel-D1, mas em menor quantidade. Porém, já que cada pessoa sofre de alergias diferentes, mesmo um gato sem pelos pode desencadear reações alérgicas. Existem muitas raças peladas, incluindo a primeira raça careca e mais comumente disponível, o Sphynx canadense. Outras raças mais raras incluem o Don Sphynx, o Peterbald russo e o ucraniano Levkoy, de acordo com o "ASPCA Complete Guide to Cats". Nem todos os membros dessas raças são carecas, e um filhote pode custar milhares de reais.
Gatos Rex
Os gatos da raça Rex ajudaram a criar o Sphynx. Os Rex possuem pelos crespos ou ondulados que caiem menos do que o gato de pelo curto ou comprido normal. Esse felinos têm uma mutação natural em seus genes que faz com que sua pelagem fique incomum. Muitas vezes, os bigodes ficam enrolados. Eles também têm orelhas grandes e corpos magros. Os gatos dessa raça incluem o Cornish Rex Devon Rex, Selkirk rex, e o wirehair americano.
Siberiano
Esta nova raça de gato é apresentada como sendo naturalmente hipoalergênica, mas não existem estudos que comprovem que gatos siberianos são mais hipoalergênicos do que qualquer outra raça. Eles foram testados para Fel-D1 pela empresa Biotechnologies Interior e foi constatado que eles têm níveis mais baixos de proteína na saliva, mas o laboratório admite que não sabem o que é um nível normal de proteína para todas as raças de gatos. Siberianos são, também, muito caros.