Contente
Noções básicas de desenho são as mesmas, não importa qual objeto você use. Desenho botânico pode ser complicado ou simples dependendo do objeto. O melhor jeito para começar é com um desenho à lápis. Os princípios da luz e da escuridão são importantes e mostram textura. Certas técnicas irão ajudar a criar dimensão e detalhe. Mais do que qualquer outra coisa, isto simplesmente requer prática. Desenhar qualquer objeto é mais um treinamento dos olhos do que dos dedos.
Instruções
Flor com pétalas (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)-
Escolha o objeto. Um objeto vivo vai deixar sua arte mais autêntica. Escolha uma flor que ficará em seu esplendor por algum tempo. Vá para o jardim e corte a flor em três fases diferentes. Uma em plena floração, uma parcialmente aberta e outra em botão. Deixe as hastes para que as flores possam ser mantidas em água.
-
Tire uma fotografia. Uma foto de perto irá lhe fornecer uma referência quando o objeto não estiver mais disponível. Você também pode dissecar a flor e fotografar cada parte. Tire uma foto da flor em um grupo, para estudar a forma de crescimento.
-
Configure sua composição. Escolha uma pose realista. Às vezes, uma flor totalmente aberta pode ser mais difícil de desenhar. Flores com muitas pétalas também são um desafio. Você pode desenhar um botão ou uma vista lateral se parecer menos complicado.
-
Estude o objeto. Olhe para a flor como se existissem muitas peças de um todo. Procure por linhas e babados nas pétalas. Estude as bordas e veias das folhas. Olhe para o pistilo, estames e sementes da flor. Detalhes ajudam a definir um desenho.
-
Grave o seu trabalho. Use um bloco de desenho barato para fazer anotações e manter a prática de desenho. Anote informações sobre detalhes de flores que você pode querer melhorar. Além disso, anote a data e nome da planta para referências futuras.
-
Pratique o uso do lápis. O 2H é bom para o detalhe e será sua principal ferramenta. O 4B é macio e utilizado para sombreamento. Usar um lápis macio é opcional, mas a experiência é importante. Você vai precisar usar uma borracha, mas tente usar o mínimo. Você também precisará apontar seu lápis continuamente para manter suas linhas uniformes.
-
Pratique desenhar as partes da flor. Se as pétalas têm linhas ou babados, pratique o desenho deles. Se as folhas são serrilhadas, desenhe o serrilhado. Repita cada parte até obter os resultados desejados.
-
Pratique o desenho do objeto inteiro. Coloque para fora a flor em uma toalha de papel do jeito que você vai fazer o desenho final. Desenhe toda ela. Isto irá permitir que você faça alterações na composição, se necessário.
-
Faça o desenho final. Use sua placa de bristol para a obra final. Este é um papel liso e grande para desenhar detalhes. Use um tamanho que se adapte ao seu objeto. Coloque para fora uma flor fresca do jeito que irá desenhar. Você pode não terminar o trabalho em uma sessão, mas tente reservar uma boa quantidade de tempo.
Dicas
- Livros de desenhos botânicos são úteis. Eles mostrarão imagens de técnicas de desenho diferentes.
- Sempre carregue com você o seu trabalho. Mantenha um bloco de desenho e papel à mão. Pratique o que você vê, onde quer que esteja.
- Utilize lápis para uma primeira experiência e, em seguida, tinta e lápis de cor.
O que você precisa
- Flor
- Câmera
- Bloco de desenho
- Lápis 2H
- Lápis 4B
- Borracha
- Apontador de lápis
- Toalhas de papel
- Cartolina