Contente
- Número de candidatos
- Empregos especializados
- Despesas Extras
- Menos contato pessoal
- Insatisfação dos candidatos
Com o aumento do uso da internet, muitas empresas estão utilizando os seus sites e os sites de empregos para encontrarem candidatos qualificados. De acordo com o site Jobshou, cerca de 70% das empresas utilizam a internet como ferramenta de recrutamento. Apesar disso ajudar a encontrar mais opções de candidatos, há também algumas desvantagens no recrutamento online.
O recrutamento online pode ser desvantajoso em alguns casos. (busy business man image by morsted from Fotolia.com)
Número de candidatos
Já que a internet está disponível no mundo todo, pode ser difícil limitar a quantidade de candidatos e, por causa disto, os recrutadores podem desperdiçar um tempo valioso analisando os candidatos não qualificados para o cargo e os seus respectivos currículos. Uma maneira de evitar isto é especificar e detalhar o perfil do emprego ao máximo para desencorajar os desqualificados a tentarem a vaga.
Empregos especializados
Alguns empregos requerem habilidades específicas que um empregador pode não conseguir encontrar por meio dos anúncios de emprego da internet. Nesses casos, provavelmente será preciso uma abordagem mais eficaz, utilizando, por exemplo, os caçadores de talentos. Isso é especialmente verdade se a vaga precisa ser preenchida rapidamente.
Despesas Extras
Se uma empresa pretende fazer um recrutamento online, a melhor maneira talvez seja a contratação de funcionários extras, embora isso crie uma nova despesa. Se várias inscrições forem feitas de uma só vez, o volume total de respostas pode demandar a necessidade de um funcionário responsável para avaliar os processos. Se os candidatos ideais selecionados por você residirem em outros lugares do mundo, o gasto para trazê-los para uma entrevista poderá ser um absurdo.
Menos contato pessoal
Devido a distância envolvida, pode haver uma tendência em realizar as entrevistas por telefone em vez de pessoalmente. Mesmo que isso seja melhor do que apenas analisar um currículo, o empregador poderá não analisar tão bem o candidato, sua personalidade ou suas atitudes quando frente às outras pessoas.
Insatisfação dos candidatos
Apesar da hegemonia da internet, alguns candidatos preferem os métodos mais tradicionais de procura de emprego, como o boca à boca ou as agências de emprego, por exemplo. Se uma empresa optar unicamente pelo recrutamento online, poderá deixar passar alguns ótimos candidatos.