Contente
As primeiras impressões são as melhores e os atores de palco não possuem muitas oportunidades para estabelecerem sua presença. A presença de palco é uma habilidade de comandar a atenção da plateia através da performance, maneirismo e estilo. Embora a presença de palco não possa ser ensinada, é possível cativar a plateia tendo alguns objetivos em mente e praticando-os bem.
Ensaios rigorosos são necessários para uma performance impecável no dia do show (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)
Entrada
A plateia deve notar a entrada de um ator no palco. Ela deve ser com um leão saindo de sua toca e não como um rato saindo de seu buraco. Uma entrada dramática combinada com uma música de fundo pode ser ainda melhor. Entretanto, esta deve chamar a atenção da plateia por alguns segundos apenas. Manter a atenção e fazer bom uso do tempo inicial depende do quão bem um ator executa os outros aspectos de sua performance.
Aparência
Um ator deve interpretar um personagem da melhor maneira possível, seja em termos de atuação ou em termos de aparência. As expressões faciais importam sim. Entretanto, as pessoas sentadas nas fileiras mais distantes podem não ser capazes de notarem essas expressões. Nesses casos, fantasias e maquiagem fazem seu papel. Um ator interpretando uma árvore deve se vestir como tal e não vir com uma placa escrita "árvore" em seu pescoço. A plateia não gosta de assumir nada. Ela acredita no que está vendo. Um ator deve replicar a realidade, ou pelo menos ficar próximo a ela.
Movimentos
Os movimentos são essenciais para fazer a plateia se sentir como se o ator fosse parte do drama. Eles devem ser naturais, sem a necessidade do ator precisar pensar sobre o que irá fazer. Pratique gestos com as mãos e movimentos com o corpo até que eles fiquem instintivos. Manter seu corpo relaxado deixa os movimentos naturais e elimina as inibições.
Fique aberto
Os atores amadores geralmente se fecham fisicamente para a plateia. Isso é não olhar para ela e se posicionar de maneira diagonal, se escondendo parcialmente. O nervosismo em encarar a plateia é um dos motivos para esse gesto inconsciente. Para chamar a atenção, um ator deve angular seu corpo em direção à plateia. Mesmo se for ensinar em uma sala de aula, os professores perdem a atenção dos alunos quando eles se viram para a lousa. O mesmo acontece no palco. Quando um ator mostra suas costas, a plateia acaba o ignorando.