A diferença entre um forno elétrico e um forno à lenha

Autor: Charles Brown
Data De Criação: 2 Fevereiro 2021
Data De Atualização: 22 Novembro 2024
Anonim
A diferença entre um forno elétrico e um forno à lenha - Artigos
A diferença entre um forno elétrico e um forno à lenha - Artigos

Contente

Padeiros profissionais utilizam os fornos elétricos e os à lenha para preparar deliciosas comidas, como pães e pizzas. Ao contrário dos fornos domésticos de cozinha, esses não são práticos para usar em casa, e a comida é assada diretamente na bandeja do próprio forno. Em relação às semelhanças entre os dois, ambos têm desenhos únicos, dando sabores e texturas diferentes às comidas.


Um forno elétrico dá à pizza uma massa crocante para uma deliciosa refeição (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Diferenças estruturais

Fornos elétricos são retangulares e tem seis andares de câmaras de fornos separadas, com portas curtas e largas que fecham para baixo. O seu exterior é feito de aço inoxidável. A comida é assada diretamente na cabine, em bandejas planas feitas de cerâmica, pedra ou tijolo. O exterior do forno à lenha também é feito de aço, mas ao contrário dos elétricos, eles não têm assadeiras separadas. O compartimento único é feito de pedra, tijolo, cal ou concreto. O formato típico é uma cúpula, como o iglu, com uma entrada aberta.

Diferenças de temperatura

Fornos elétricos usam um dos três tipos de sistemas para aquecer os compartimentos: combustão, vapor ou óleo. Cozinham em uma temperatura de, aproximadamente, 260ºC à 340ºC e geralmente requerem um pré-aquecimento de uma hora. Diferente dos elétricos, a madeira é utilizada para esquentar os fornos à lenha, queimando vigorosamente em temperaturas de, mais ou menos, 370ºC até 420ºC. Ele retém o calor na parte de dentro e geralmente necessita um tempo de duas horas para aquecer.


Diferenças nas opções de cozimento

A forma do forno à lenha permite que a fumaça saia, enquanto a comida continua a assar. É possível observa-la enquanto a porta está aberta, sem que perca temperatura. Por outro lado, os elétricos cozinham melhor com as portas fechadas. O calor escapa do forno quando a porta é aberta, adicionando tempo ao cozimento.

Resultados

Os fornos elétricos começam a cozinhar a parte inferior da comida, dando uma coloração marrom e dourada, além de uma crosta crocante. Ela gira durante o cozimento, para manter a uniformidade. Já os alimentos assados em um forno à lenha absorvem um pouco da fumaça produzida. Dessa forma, eles têm um sabor mais defumado e são mais escuros, com um bronzeado equilibrado, assim, você não necessita girar a comida.