Contente
A maioria das pessoas toma empréstimos em algum momento da vida, embora poucos de nós possuam um profundo conhecimento da indústria de empréstimo. Termos de Miríade surgem nas relações de empréstimos, muitos deles desconhecidos ou confusos. Entre eles estão "penhor de ações" e "cessão." Embora esses termos possam se relacionar com a indústria do empréstimo, são fundamentalmente diferentes.
Penhores de ações e cessões podem requerer o aconselhamento de um advogado especializado (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)
Penhor de ações
Um penhor de ações é o processo de fornecimento de garantia em troca de um empréstimo. Por exemplo, uma empresa de capital aberto pode penhorar o estoque como garantia de um empréstimo. A empresa detém o estoque sob o nome do fornecedor do empréstimo pelo período de duração do empréstimo. Qualquer empréstimo feito nessas condições de garantia constitui um empréstimo de penhor. As cooperativas de crédito oferecem empréstimos com penhor a cooperados com saldo de uma conta poupança. Esse termo pode também se referir a uma situação em que a empresa penhora ações junto a uma organização ou indivíduo.
Cessão
Uma cessão constitui uma medida tomada com um contrato. Ela ocorre quando o proprietário de um contrato, conhecido como cedente, dá um contrato para um terceiro, conhecido como o cessionário. O cessionário assume todas as responsabilidades e os benefícios do contrato. Quando se trata de empréstimos, cessões se relacionam com hipotecas e com transferência de um contrato de hipoteca de uma parte para outra. Hipotecas e outros contratos, por vezes, contêm disposições que limitam ou estipulam condições para a cessão.
Diferenças fundamentais
Empréstimos de penhor de ações não se relacionam com uma cessão de maneira alguma. Empréstimos de penhor de ações ocorrem apenas quando você promete poupança ou ações de uma empresa de capital aberto, como garantia para um empréstimo. Uma cessão ocorre quando um contrato passa de uma parte para outro. Enquanto uma penhor de ações e uma cessão constituem ações, aquele é um tipo de empréstimo, o que o torna fundamentalmente diferente desse, que é um documento, ao passo que aquele é uma uma medida tomada com um documento.
Outras diferenças
Outras diferenças existem entre uma cessão e um penhor de ações. Promessas de penhor de ações e penhores de ações referem-se principalmente a finanças pessoais ou corporativas. Uma cessão, por outro lado, refere-se a um contrato. Com relação aos empréstimos, as cessões se relacionam com o direito imobiliário e de transferência de hipotecas. Além disso, um penhor de ações pode, na verdade, constituir um penhor não relacionado a empréstimos ou garantias, daí o termo tem dois significados. Uma cessão, no que diz respeito aos contratos, tem apenas um significado.