Contente
Embora a parvovirose, também conhecida como quinta doença, seja mais comumente contraída por crianças, não é incomum que adultos a contraiam. Na maior parte das vezes, a infecção não é grave para adultos. No entanto, se você estiver grávida, a parvovirose pode ser perigosa para o bebê em desenvolvimento. Conhecer os sintomas da doença pode ajudá-la a saber se é necessário procurar um médico após uma possível exposição.
Barriga de mulher grávida (pregnant woman and hands image by Lars Christensen from Fotolia.com)
Erupção cutânea leve
A maioria das crianças desenvolve uma erupção cutânea na face que parece ter sido resultado de uma bofetada. As mulheres grávidas, no entanto, não tendem a desenvolver esse sintoma. Quando uma erupção se desenvolve é geralmente muito mais suave do que as crianças apresentam. Se você desenvolver uma erupção cutânea, ela geralmente tem uma cor mais rosa clara do que vermelho intenso. A irritação na pele assumirá uma aparência rendilhada e parece apresentar uma elevação. Ela pode ou não causar coceira e desconforto.
Dor nas articulações
Mais comumente, as mulheres grávidas que contraem a parvovirose desenvolverão articulações doloridas. A dor geralmente ocorre nas articulações das mãos e dos pulsos, bem como nos joelhos e nos tornozelos; no entanto, a dor articular pode ocorrer em qualquer articulação. Geralmente, o desconforto pode durar de dias a semanas. A dor nas articulações tem sido conhecida por durar desde vários meses a vários anos após a ocorrência da infecção pelo parvovírus.
Fadiga
Pode ser difícil saber se a fadiga está relacionada com a exposição ao parvovírus ou um sintoma geral da gravidez. Especialmente durante o primeiro e o terceiro trimestres, você tende a sentir cansaço regularmente conforme seu corpo ajuda o bebê em desenvolvimento a crescer. No entanto, se achar que está mais cansada do que o normal ou experimentar a fadiga em combinação com qualquer outro sintoma, pode ser um sinal de uma infecção por parvovírus.
Dor de cabeça e febre
À medida que a infecção se instala, algumas mulheres grávidas começarão a desenvolver uma dor de cabeça. Tal como acontece com qualquer sintoma, as dores de cabeça podem variar em intensidade. Às vezes, as cefaleias são suaves e persistentes. Outras vezes, são fortes. Junto com a dor de cabeça, uma febre baixa é frequentemente encontrada. Se você começar a desenvolver uma febre alta, procure um médico. Febres altas são perigosas para o seu bebê em desenvolvimento e devem ser tratadas imediatamente.
Sintomas de gripe
É comum, com a parvovirose, o surgimento de um corrimento nasal ou de dor de garganta. Isso também pode ser um sinal de um resfriado ou uma gripe. No entanto, se você estiver sentindo outros sintomas e souber que foi exposta ao vírus, o melhor é entrar em contato com seu médico imediatamente.