Contente
A pele de vaca é um couro útil, enquanto a pele de porco é um tipo mais forte e geralmente mais suave de couro. Ambas possuem vantagens e utilidades, embora que, para demandas de custo e benefício, a pele de vaca seja muito mais comum do que a pele de porco.
Surpresa! A antiga pele de porco é mais granulada que a pele de vaca (Image by Flickr.com, courtesy of Vox Efx)
Disponibilidade
Na Africa existem industrias fortes de carne de vaca, de modo que a pele dela é um produto natural e relativamente menos caro. Na Ásia, onde o porco é um produto mais básico, a pele dele é mais comum como produto.
Tamanho
Quando um artesão precisa de peles de dimensão maior (por exemplo, para um estofamento de sofá ou de um automóvel), ele usará couro de vaca. O boi mediano supera o peso do porco mediano em quase o dobro, portanto a pele dele é muito maior.
Usos
A pele de porco é mais fina, mas mais durável, sendo assim ela é usada como um forro em produtos de couro de qualidade. A pele de porco (e a pele de búfalo) é um detalhe de luxo nas selas de equitação, em comparação com o couro de vaca normal.
Ferramentaria
O couro de vaca tem uma textura mais suave, tornando-o adequado para ferramentaria e trabalhos de design. A pele de porco tem uma textura manchada agradável ao toque, mas que não é adequada para ferramentas.
Bolas de futebol americano
A bola de futebol americano é conhecida como "pigskin" (pele de porco) por ela ter sido anteriormente feita dessa pele; contudo, as bolas modernas de futebol americano são feitas de couro de vaca.
Etiqueta religiosa
Letitia Baldridge, em “Novo guia completo para a polidez executiva", avisa que não se deve dar presentes de couro de vaca na religião Hindu ou um presente de pele de porco para muçulmanos. A vaca é sagrada no Hinduísmo, e a carne de porco é considerada proibida pelo Qur'an (o livro sagrado do Islamismo) para qualquer tipo de vestuário ou consumo.