Os diferentes tamanhos e tipos de clarinetes

Autor: Florence Bailey
Data De Criação: 26 Marchar 2021
Data De Atualização: 17 Poderia 2024
Anonim
Clarineta - Musgrave
Vídeo: Clarineta - Musgrave

Contente

Bom tanto para o jazz quanto para a música clássica, o clarinete foi o instrumento preferido do famoso músico americano Benny Goodman. Geralmente feito de madeira, ele tem uma forma cilíndrica e é preto com teclas prateadas. O clarinete é um membro da família dos instrumentos de sopro de madeira. Seu som é produzido quando o ar é soprado por uma palheta de madeira, fazendo com que ela vibre. Os clarinetes têm vários tons e tamanhos.


O clarinete em Si-bemol é o padrão usado pela maioria das bandas, grupos de jazz e orquestras (Comstock/Comstock/Getty Images)

Clarinete Si-bemol (Bb)

O clarinete em Bb é o mais comum e, como seu nome sugere, ele toca no tom de Si-bemol. Ele pode ser tocado em uma variação de cerca de três oitavas, apesar de geralmente ser chamado de clarinete soprano. Esse é um instrumento de tamanho médio. Ele é leve e não necessita de correia para ser segurado, mas é grande o suficiente para caber confortavelmente em mãos de tamanho médio. Ele é o clarinete mais fácil de ser controlado e tocado, e geralmente é usado por iniciantes. Também é o mais comum em bandas marciais e grupos de jazz.

Clarinete Lá-bemol (Ab)

O clarinete em Ab é apenas levemente diferente em tamanho do modelo em Bb. A largura é a mesma, e o mesmo bocal pode ser usado em ambos os instrumentos. Esse clarinete também é considerado soprano. Ele raramente é usado, a não ser na música clássica. A maioria dos músicos profissionais de orquestras sinfônicas leva um clarinete Ab para não precisar transpor as músicas nesse tom para Bb. Assim, eles podem simplesmente trocar de instrumentos.


Clarinete Mi-bemol (Eb)

Os clarinetes Eb são menores que os Bb, com cerca de um terço do tamanho. Esses pequenos instrumentos tocam um tom muito mais agudo e geralmente são combinados com flautas e flautins. Os clarinetes em Eb são mais difíceis de tocar e controlar e não são recomendados para iniciantes. Dedilhar esses instrumentos é semelhante a fazê-lo no modelo Bb, mas é mais difícil, pois as notas são menores. Esses clarinetes são mais caros que os Bb, porque não são feitos em massa.

Clarinete grave

Sendo um dos maiores da família do clarinete, ele também é um dos mais graves. O clarinete grave toca uma oitava abaixo do clarinete Bb, apesar de ter o mesmo tom. Ele mede cerca de 1 m, então, a campânula toca o chão enquanto o instrumento é tocado. A campânula de um clarinete grave é curvada para cima, como em um saxofone.