Contente
Os estudantes do ensino médio devem aprender álgebra em algum momento de sua educação. É comum não gostar da matéria em decorrência dos conceitos complexos como polinômios. Polinômios, ou expressões que possuem tanto constantes (números) como variáveis (como X ou Y), frequentemente aparecem em expressões complicadas de álgebra que podem parecer intimidantes, porém são simples de reduzir. Utilizar regras básicas de álgebra para simplificar essas expressões pode ajudar-lhe a resolver até mesmo os problemas mais difíceis.
Instruções
Simplificar polinômios com uma fração necessita de vários passos (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)-
Procure por um fator comum no numerador e no denominador. Em uma expressão polinomial fracionária, você terá uma combinação de variáveis e constantes no numerador e no denominador. Considere cada expressão separadamente para encontrar seus fatores. Por exemplo, 4x pode ser visto como seus fatores, 4 multiplicado por x; 4, similarmente, pode ser quebrado em 2 multiplicado por 2.
-
Remova o fator da expressão original. Tome quaisquer fatores comuns a todos os números e variáveis e divida-os, colocando o fator na frente da expressão, que deverá, agora, estar entre parênteses. Por exemplo, se seu fator original é 4x/3, é possível fatorar o 4 do numerador, deixando-o com 4(x/3).
-
Simplifique sempre que possível. Caso seja possível reduzir suas expressões com divisões exatas do numerador pelo denominador (por exemplo, reduzindo 16x/4 para 4x), faça isso agora.
-
Separe o polinômio restante, se possível. Uma expressão fracionária com uma variedade de números e variáveis pode ser separada em suas partes componentes, colocando cada expressão sobre o denominador. Portanto, (2x+6)/3 pode também ser escrito como (2x/3)+(6/3), ou (2x/3) + 2.
-
Simplifique sua expressão final, resolvendo-a se possível. Simplifique utilizando o método do Passo 4. Se for possível isolar o X, ou qualquer variável que esteja sendo usada, isole-o somando, subtraindo, multiplicando ou dividindo a equação. Por exemplo, na expressão (2x/3) = 2, é possível isolar X multiplicando ambos os lados por 3, resultando em 2x=6, e então dividindo ambos os lados por dois, para chegar a x=3.