Contente
- Considerações
- Efeitos colaterais sistêmicos
- Afinamento da pele
- Vasodilatação
- Efeitos colaterais adicionais
Corticosteroides são usados principalmente pelos seus efeitos anti-inflamatórios, podendo ser aplicados topicamente para tratar doenças dermatológicas, como o eczema por exemplo. Os corticoides tópicos raramente causam efeitos colaterais quando utilizados de acordo com as instruções.
Os corticoides tópicos raramente causam efeitos colaterais quando utilizados de acordo com as instruções (Thinkstock/Comstock/Getty Images)
Considerações
A probabilidade de efeitos colaterais é maior quando são utilizados corticoides fortes em grandes áreas da pele por períodos de tempo prolongados. Nestes casos, o organismo pode absorver quantidades significativas do medicamento.
Efeitos colaterais sistêmicos
Se os corticoides tópicos forem absorvidos pela corrente sanguínea, poderão ocorrer efeitos colaterais, tais como supressão do crescimento em crianças ou supressão das glândulas supra-renais. A supressão da supra-renal pode levar à síndrome de Cushing e outras doenças.
Afinamento da pele
O efeito colateral tópico mais comum é o afinamento da pele no local da aplicação. Isso se reverte após a interrupção da medicação, mas as estrias podem permanecer.
Vasodilatação
Também pode ocorrer vasodilatação no local da aplicação, mais comumente na face, pescoço, peito e, às vezes, nas pernas. Este pode ser um efeito permanente.
Efeitos colaterais adicionais
Pessoas em uso de corticosteroides tópicos podem desenvolver um clareamento temporário na área tratada da pele, podendo surgir hematomas com maior facilidade.