Contente
- Efeitos da mineração
- Efeitos do refinamento do alumínio: eletricidade
- Efeitos do refinamento do alumínio: processamento químico
- Números das latas de alumínio
- Reciclagem do alumínio
Latas de alumínio são criadas e jogadas fora em grande quantidade. As ramificações ambientais desses dois fatos são significantes. A mineração, o processo de refinamento e o eventual descarte do alumínio têm um impacto em nosso ambiente.
Latas de alumínio são 100% recicladas e, ainda assim, são descartadas aos montes (Aluminum cans on end image by Jeffrey Studio from Fotolia.com)
Efeitos da mineração
A bauxita é minerada para criar o alumínio. Esse processo causa desmatamento, erosão, fontes de água poluídas e representa uma ameaça para a vida animal.
Efeitos do refinamento do alumínio: eletricidade
É necessária uma grande quantidade de energia para refinar o alumínio, geralmente gerada em usinas hidrelétricas. Os reservatórios artificiais destroem grandes áreas de floresta e perturbam os ecossistemas naturais de rios e lagos.
Efeitos do refinamento do alumínio: processamento químico
O refinamento do alumínio depende de processamento químico para extrair o metal da rocha. Esses produtos são cáusticos e podem poluir tanto o solo quando a superfície da água.
Números das latas de alumínio
De acordo com a Agência de Proteção Ambiental Americana (EPA), as latas de alumínio são a maior fonte do metal em resíduos. Em 2008, os EUA geraram quase 2 milhões de toneladas de embalagens de alumínio e descartaram 2,7 milhões de toneladas em dejetos.
Reciclagem do alumínio
A boa notícia é que o alumínio é 100% reciclável. Latas recicladas são usadas, principalmente, para a fabricação de novas latas, reduzindo a necessidade de mineração e refinamento, além de diminuir o volume de resíduos em depósitos de lixo.