Contente
Muitas pessoas estão cientes dos efeitos negativos de ter uma televisão no quarto de uma criança. Ver televisão na hora de dormir interfere no sono da criança, levando a diversos tipos de problemas, como de saúde, desempenho escolar, comportamento e motivação. Mas o que acontece quando um casal tem uma TV no quarto? Pesquisas mostram que isso pode causar tensão em um relacionamento de diversas formas.
Não ter uma televisão no quarto pode trazer a diversão de volta à rotina noturna de um casal (Jupiterimages, Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)
Insônia
Uma televisão no quarto frequentemente significa mais horas assistindo-a e menos horas dormindo, com uma pior qualidade de sono. O hormônio do sono, a melatonina, é regulado pela luz azul. A ausência de luz azul aumenta sua produção, o que faz com que as pessoas caiam em um sono rejuvenescedor e sossegado. A exposição à luz azul tem o efeito contrário, diminuindo a produção do hormônio e deixando a pessoa desperta. Televisões são fontes de luz azul, ou seja, ter uma TV no quarto vai prejudicar seu ciclo de sono.
Problemas de saúde
Além dos problemas de saúde relacionados à insônia, casais podem sofrer de outros problemas ao ter uma TV no quarto. Assistir muita televisão pode ter um efeito nocivo na visão da pessoa. Fazer lanches em frente à televisão pode ter outro impacto ruim na saúde. Comer em horas avançadas da noite produz calorias que não são queimadas, especialmente petiscos e comidas gordurosas. Pessoas que veem muita TV também são menos ativas fisicamente.
Sexo
Um estudo italiano com 500 casais concluiu que ter uma televisão no quarto tem um efeito negativo na vida sexual do casal. Os resultados mostraram que casais sem TV no quarto faziam sexo, em média, duas vezes por semana -- ou oito vezes por mês. Um quarto com televisão diminuiu este número pela metade, com casais fazendo sexo uma vez por semana, ou quatro por mês. A redução é ainda maior em casais na casa do 50 anos ou mais. A decisão pelo programa na TV também pode prejudicar a vida sexual. Programas violentos diminuem pela metade o desejo do casal. Os "reality shows" são ainda mais impactantes, diminuindo o desejo para um terço.
Outros impactos negativos
A televisão no quarto pode interferir no tempo que um casal passa junto, reduzindo conversas e a comunicação. Isso pode interferir na intimidade física e emocional de um casal. Também podem haver problemas quando o casal discorda do programa que vão assistir. E aí vem o debate eterno de quem dominará o controle remoto.