Contente
Os valores de y em uma função, ou os valores da sua variável dependente, são os intervalos da função. O intervalo, no entanto, ocorre somente no âmbito do domínio da função, ou os valores de x da função, de modo que você precisa primeiro ser capaz de determinar o domínio para encontrar seu intervalo. Em outras palavras, o intervalo da função é o conjunto de valores obtidos quando você liga os valores de x no domínio à função e resolve para y.
Instruções
O intervalo é um conjunto de valores de y (glasses and mathematics image by Alexander Potapov from Fotolia.com)-
Analise a função para determinar quaisquer valores de y que não deixam você encontrar o valor real de x. Por exemplo, se você tivesse a equação y=4/(6-x), 0 (zero) não poderia ser intervalo porque, ao tentar resolver para x com y=0 a resposta é 0=4, o que não é verdade. Então, para essa função particular, o intervalo é todo número real com exceção do 0.
-
Comece considerando que o domínio da função sejam todos os números reais e, em seguida, elimine aqueles que não permitem a resolução para um número real. Por exemplo, a equação y=4/(6-x) tem um domínio de todos os números reais exceto o 6, pois ele causaria um denominador 0, que não pode resultar em uma solução com número real para a equação.
-
Determine o intervalo da função baseado no domínio. Por exemplo, com a função y=(x^2)-3, seu domínio não seriam todos os números reais. Em seguida, você pode determinar o intervalo da função baseado nessa informação. Se você liga um número real a x, então você sabe que x^2 vai ser qualquer número real maior ou igual a 0. Depois, você subtrai 3 de todos esses valores e conhece que o intervalo da função são todos os números reais maiores ou igual a -3.
Aviso
- O intervalo pode ser determinado por gráficos ou com uma calculadora específica, mas isso não é recomendado pois pode ser menos preciso.