Contente
Ensinar contabilidade básica pode ser um desafio. Os alunos não estão familiarizados com os conceitos e podem ficam confusos com a terminologia e o vocabulário da área. Muitos estudantes presumem que se eles se saem bem em matemática, o mesmo acontecerá em contabilidade, porém isso nem sempre acontece.
Instruções
Ensinar contabilidade básica pode ser difícil (chldren teaching image by Julia Britvich from Fotolia.com)-
Gaste um bom tempo com definições e terminologia. O vocabulário pode ser bastante confuso, pois as mesmas palavras são usadas para coisas diferentes na contabilidade e em outras disciplinas. Exemplos típicos são "débitos" e "créditos". Essas duas palavras têm alguns significados na contabilidade (tipos de contas e aumentos/reduções) e outros completamente diferentes no cotidiano. Aplique testes sobre terminologia para ter certeza de que os alunos entenderam. Cada aula poderia começar com um teste sobre o vocabulário ensinado na aula anterior.
-
Use o máximo de exemplos que puder. Cada novo conceito deve ser seguido de um exemplo. Se estiver tratando de lançamentos, dê exemplos e mostre para quê eles servem. Você pode usar as tradicionais contas em "T" para ilustrar conceitos aos estudantes iniciantes. A conta em "T" é um recurso visual que mostra uma conta no formato de uma letra "T" grande, com os débitos no lado esquerdo e os créditos no lado direito. Não fique apenas falando sobre contabilidade, ilustre.
-
Use a mnemônica e dê dicas aos alunos sobre como memorizar os tipos de contas e relatórios. A maioria dos livros didáticos não oferece dicas úteis nesse respeito. Por exemplo, um balancete poderia ser o mesmo que A+3Ps, resumindo a fórmula do balanço geral, ou seja, ativos = passivo + patrimônio dos proprietários. Uma outra dica seria criar uma frase para que os alunos memorizem que o lado esquerdo do balanço está relacionado ao débito (dt) e o lado direito ao crédito (cr).
-
A "ancoragem" é um conceito que pode ser usado imediatamente por seus alunos. Você pode enfatizar que se o dinheiro é um débito em conta e que aumenta o número de débitos, isso ocupará pelo menos um lado dos lançamentos. Concentre-se nas transações em dinheiro primeiro e em examinar problemas, fazendo perguntas sobre dinheiro. Se o dinheiro estiver envolvido por causa de termos como "pago" ou "fundos recebidos", então o lançamento envolverá dinheiro, o que poderia ser resolvido primeiro, simplificando e facilitando o processo.
Dicas
- Acrescente fontes online à sua aula. Existem várias que podem ajudar um aluno confuso.