Como ensinar idosos a usar o computador

Autor: Sara Rhodes
Data De Criação: 16 Fevereiro 2021
Data De Atualização: 19 Novembro 2024
Anonim
Curso de Informática Para Idosos Online (DOMINE O COMPUTADOR)
Vídeo: Curso de Informática Para Idosos Online (DOMINE O COMPUTADOR)

Contente

Quando se fala em aprender a usar um computador, idosos tendem a nutrir um pouco de apreensão. Para a maioria, aprender tecnologias novas é intimidante e parece uma tarefa insuperável. A chave é pacientemente dividir as informações em partes menores e mais fáceis de serem digeridas. Além disso, mostrar as maneiras práticas que os computadores podem facilitar suas vidas é uma boa forma de acabar com quaisquer concepções errôneas que eles tenham. Com o método correto de instrução, você pode ajudar seus alunos idosos a acompanhar a tecnologia com facilidade.


Instruções

Tecnologias de computadores podem ser compreendidas por idosos se forem ensinadas apropriadamente (keyboard typing image by palms from Fotolia.com)
  1. Seja paciente. Idosos aprendem em seu próprio ritmo e, frequentemente, sua memória e suas habilidades de retenção não são mais como antigamente. Mesmo que esse não seja o caso, eles podem ter pavio curto quando se fala sobre seu ritmo de aprendizagem e podem ficar facilmente frustrados. Você não deve ficar perturbado com a possibilidade de fazer constantes repetições, já que sua frustração irá apenas aumentar os problemas e fazer com que fique mais difícil para eles aprenderem.

  2. Mostre a eles como computadores podem melhorar sua vida diária. Presumivelmente, eles já têm um interesse incipiente na tecnologia, mas fornecer um incentivo extra os ajudará em momentos de frustração. Depende muito da pessoa e de seus interesses, mas alguns exemplos gerais incluem informações de receitas, dicas de golfe e uma comunicação mais eficaz com seus familiares.


  3. Aprenda sobre o seus conhecimentos tecnológicos prévios. Com alguns alunos, você deverá começar do zero. Outros, no entanto, podem ter uma mínima experiência com computadores antigos. Por exemplo, se seu aluno se aposentou no início dos anos 80, ele pode ter algum conhecimento sobre computadores de mesa.

  4. Primeiramente, cubra o básico. Você não quer insultar a inteligência de ninguém ou ser condescendente de forma desrespeitosa, mas a regra de ouro é que nada é muito básico para se ensinar. Familiarize-os com o hardware, os botões de energia e as características externas básicas, tais como onde conectar o monitor e o mouse.

  5. Descubra para o que eles querem usar o computador e ensine sobre isso. Por exemplo, se usar a internet é o que os atrai, então quando o computador estiver ligado, ensine-os como se conectar e pesquisar na internet. Ou, se o interesse for armazenamento de informação, comece suas aulas com como administrar documentos e arquivos. O objetivo é trabalhar primeiramente com seu alvo principal para manter seu interesse despertado.