Como ensinar lógica para crianças

Autor: Monica Porter
Data De Criação: 22 Marchar 2021
Data De Atualização: 3 Novembro 2024
Anonim
Como ensinar lógica para crianças - Artigos
Como ensinar lógica para crianças - Artigos

Contente

Para crianças, o plano de aula de lógica deve ser simples e básico. Quando os estudantes entram na faculdade, lógica torna-se uma disciplina bastante difícil, que requer muito estudo e habilidade de raciocínio. No entanto, quando as crianças são introduzidas à lógica pela primeira vez, elas não serão capazes de entender os aspectos mais desafiadores do assunto. Mas, se você der exemplos concretos, elas conseguirão compreender os princípios básicos da lógica.


Instruções

Lógica pode ser ensinada como parte de um curso de inglês (Creatas Images/Creatas/Getty Images)
  1. Para iniciar o ensino de lógica, espere até que a criança chegue na idade escolar. Esse é o momento em que muitas crianças são capazes de compreender o assunto.

  2. Ensine lógica de uma forma concreta. As crianças não estão prontas para entender coisas abstratas associadas com lógica, porque a habilidade de entender completamente conceitos abstratos não está desenvolvida nesta idade.

  3. Apresente às crianças aos dois tipos de raciocínio lógico formal: dedutivo e indutivo. Raciocínio dedutivo começa com uma declaração verdadeira e divide-se para chegar a uma conclusão. Por exemplo, todos os gatos são felinos. Bichano é um gato. Portanto, Bichano é um felino. Já o raciocínio indutivo começa com uma ideia específica e segue em busca de uma informação maior: todas as pessoas que já viveram tem um cérebro. Portanto, todas as pessoas têm cérebros.


  4. Dê às crianças mais exemplos de lógica, e veja se elas descobrem se seus exemplos estão usando raciocínio indutivo ou dedutivo. Quantos mais exemplos elas tiverem, mais fácil será diferenciar um tipo do outro.

  5. Escreva alguns exemplos de raciocínio e peça às crianças para concluírem a lógica das declarações. Por exemplo, escreva "João é um corredor olímpico. Corredores olímpicos são rápidos." Depois, peça-lhes para concluírem a declaração começando com a palavra "Portanto". A resposta, claro, é "Portanto, João é rápido."