Contente
- Relação ar-combustível
- Sensores de oxigênio
- Conversor catalítico
- Problemas na unidade de controle eletrônico
- Correia dentada ou corrente
O escapamento com um cheiro forte de gás indica vários problemas. O cheiro de gás pode ser notado geralmente ao redor do carro quando estiver parado.
Os gases do escapamento fazem mal à saúde (Auto Exhaust image by Digital Photique from Fotolia.com)
Relação ar-combustível
A relação de ar-combustível poderia estar fora de equilíbrio - em excesso, combustível não queimado se transforma em fumaça. Isso geralmente é um sintoma de outros problemas mais complicados e é a causa do cheiro "de gás" saindo do escapamento.
Sensores de oxigênio
Comumente referidos como "sensores de O2", eles podem falhar e fazer com que o computador a bordo do carro ajuste inapropriadamente a proporção de ar-combustível e então cause a passagem de combustível sem inflamar. Geralmente o carro vai mostrar um alarme no painel, às vezes como a luz de verificação do motor.
Conversor catalítico
O conversor catalítico serve para eliminar do gás do escapamento subprodutos nocivos do combustível queimado. Por causa disso, eles podem ficar obstruídos, recuados ou ineficazes. Isso vai desperdiçar a proporção de ar-combustível, causando o gasto de combustível.
Problemas na unidade de controle eletrônico
Todos os carros modernos usam um pequeno computador para administrar o controle do motor. Em alguns casos, os problemas podem ocorrer com o software que está instalado no computador a bordo do carro, causando vários problemas. Uma visita a um mecânico experiente é necessária para verificar o estado desse computador.
Correia dentada ou corrente
Correias dentadas e correntes ficam esticadas com o passar do tempo. Muitas fabricantes recomendam trocá-las a cada 80 a 120 km rodados. Quando elas esticam, o tempo dos eixos de comando do motor fica desalinhado com os êmbolos, culminando no combustível não utilizado ou insuficiência de ar.