Contente
Feito tradicionalmente a partir de materiais como madeira, ossos e chifres, os cabos de punhais escoceses datam do surgimento das primeiras armas. Apesar da maioria dos cabos no comércio terem sido produzidos em larga escala, a partir do aço e plástico, ou esculpidos na madeira por máquinas, um cabo tradicional feito à mão pode ser o componente chave para a recriar esse instrumento céltico.
Instruções
-
Decida o comprimento e largura do cabo desejado. O tradicional escocês possui metade do tamanho da lâmina. Coloque-a em cima de uma folha de papel e faça o rascunho de um possível cabo para visualizar o comprimento desejado.
-
Meça o comprimento no centro do bloco de madeira, deixando um centímetro extra em cada lado, e marque os dois pontos com o lápis e a régua. Use a caixa de meia-esquadria e serra para cortar o bloco nesses dois pontos.
-
Segure o pedaço de madeira em suas mãos como se fossem o cabo de uma adaga. Defina se o cabo será mais fino ou mais grosso. A largura tradicional é de 3 cm com grossura que varia de 2 a 2,5 cm. Decida as medidas de seu cabo e acrescente 0,5 cm de espaço para esculpi-las e marque-as no bloco de madeira com o lápis e a régua. Use a caixa de meia-esquadria e a serra para marcar os cortes.
-
Arredonde os cantos do bloco com uma máquina Dremel. Meça 1,5 cm em cada extremidade da madeira. Usando a mesma máquina, corte um entalhe nesses pontos do cabo para criar o padrão tradicional celta.
-
Faça com o lápis o desenho desejado na madeira, entre os sulcos, sendo que o mais tradicional é um nó de fios entrelaçados. Desenhe os espaços em volta e entre o nó, escolhendo um design mais simples ou complexo, como você preferir, e garantindo a simetria do desenho. Para artesãos habilidosos, esculpir um rosto ou um conjunto de chifres, no centro, pode acrescentar um elemento decorativo.
-
Corte, com a máquina Dremel, as marcas feitas com o lápis, ao longo do cabo, fazendo entradas arredondadas ou retas, de acordo com sua preferência. Use o tempo necessário e evite acelerar o ritmo do trabalho: se você ficar cansado, deixe a tarefa para depois. É sempre melhor fazer bem, por partes, do que de uma só vez.
-
Faça uma fenda na borda superior do cabo, onde a trava da lâmina deverá ser inserida. Corte em uma largura suficiente apenas para acomodar o metal, mas não larga demais para que a lâmina se movimente.
Aviso
- Sempre use óculos de proteção quando trabalhar com madeira, especialmente quando há uma máquina Dremel ou uma serra.
O que você precisa
- Faca para esculpir de alta qualidade
- Bloco da madeira desejada com 15 x 5 x 5 cm
- Caixa de meia esquadria e serra
- Máquina Dremel com peças de carbonato
- Lápis
- Régua
- Óculos de proteção