Como transportar paciente em uma cadeira de rodas

Autor: Florence Bailey
Data De Criação: 20 Marchar 2021
Data De Atualização: 24 Novembro 2024
Anonim
Transporte de Paciente da Cama para a Cadeira | Sua Saúde na Rede
Vídeo: Transporte de Paciente da Cama para a Cadeira | Sua Saúde na Rede

Contente

Mesmo quando o paciente não necessita de ajuda para entrar em uma cadeira de rodas, habilidade e conhecimento prévios garantirão o bom transporte, sem acidentes. Se seu paciente precisar de ajuda para entrar e sair da cadeira, saber a maneira correta de levantá-lo e transferi-lo protegerá tanto de você quanto ele de acidentes e lesões.


Instruções

Transportar adequadamente um paciente em uma cadeira de rodas exige habilidade e atenção aos detalhes (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Posicione a cadeira de rodas ao lado da cama ou da cadeira do paciente que você deseja mover. Engate os freios nas rodas. Abaixe o descanso de pernas até a posição mais baixa, levante e bloqueie o apoio de pés para fora do caminho do paciente.

  2. Explique quem você é e o que está fazendo antes de tentar mover uma pessoa em uma cadeira de rodas. Pergunte sobre a condição do paciente e verifique se ele pode falar e ouvir bem.

  3. Ajude o paciente na cadeira. Se ele necessitar de assistência e você tiver acesso a um elevador hidráulico, use-o, para ajudá-lo na cadeira. Se não houver acesso a um elevador hidráulico, use um método de transferência aprovado, como uma pessoa, duas pessoas, bengala ou andador, para levantar o paciente na cadeira. Obtenha ajuda, se o paciente pesa mais de um quarto do seu peso corporal.


  4. Aperte o cinto da cadeira do assento em torno do paciente. Ajuste outras retenções e almofadas, se necessário. Diminua o apoio para os pés e ajuste o descanso de perna, para que os quadris e o joelho do paciente estejam em ângulos de 90º. Informe-se sobre o conforto do paciente antes de desbloquear os freios da cadeira.

  5. Puxe a cadeira para trás, antes de degraus, meios-fios, soleiras e portas de elevadores, para evitar ejetar acidentalmente o paciente ao bater em saliências. Cuidado com projeções que possam atingir o paciente, como maçanetas de portas, cantos de balcões e prateleiras baixas. Ande em uma velocidade mais lenta do que o normal, para dar ao paciente uma sensação de segurança, reduzindo-a ainda mais em quinas.

  6. Trave as rodas, quando chegar ao seu destino. Abaixe os descanso de pernas e aumente os apoios de pés. Desate o paciente e ajude-o a sair da cadeira usando o protocolo de transferência adequado.


Dicas

  • Antes de tentar a transferência, certifique-se de que o paciente e você estejam utilizando calçados antiderrapante.

Aviso

  • Consulte um médico, se o braço, o ombro ou outra parte do corpo parecer deslocado, após ter movido o paciente ou se a pessoa se queixar de uma nova dor depois de ser transportado. Se a pele do enfermo estiver cortada ou se ele tiver caído durante a transferência, procure ajuda imediatamente.

O que você precisa

  • Cadeira de rodas
  • Elevador