Etapas de Desenvolvimento de crescimento humano

Autor: Charles Brown
Data De Criação: 5 Fevereiro 2021
Data De Atualização: 28 Novembro 2024
Anonim
As oito etapas do desenvolvimento humano - erik erikson
Vídeo: As oito etapas do desenvolvimento humano - erik erikson

Contente

Os estágios humanos de crescimento são diferenciados por idade e fases de desenvolvimento psicomotor estimulado cientificamente. O processo de crescimento e desenvolvimento começa ao nível celular mesmo antes da concepção no útero, e continua ao longo de toda a vida até a morte. A comunidade científica divide o crescimento humano em fases de acordo à idade, e avalia o desenvolvimento psicomotor conforme um ser humano desenvolve habilidades motoras e atinge os marcos cognitivos. A maioria das etapas de crescimento e desenvolvimento humanos ocorre na infância e na adolescência.


O crescimento e desenvolvimento humano são medidos por idade e habilidade (family image by Linda Mattson from Fotolia.com)

Estágios de crescimento

O período de tempo entre o nascimento e a adolescência é comumente dividido em quatro fases de crescimento: infância, meia infância, fase juvenil e adolescência. De acordo ao site da American Academy of Pediatrics, cada uma tem metas específicas. Ao mês de idade, por exemplo, a audição do bebê está totalmente madura, e as crianças dessa fase muitas vezes respondem a sons altos e vozes familiares. Um marco cognitivo ao de um ano de idade é ser capaz de encontrar objetos perdidos depois de ver alguém escondê-los. Embora cada criança tenha seu ritmo de desenvolvimento, os pais devem observar atrasos psicomotores e relatá-los a um pediatra.


Quatro estágios de crescimento estão entre o nascimento e a adolescência (Ich halt dich fest image by CMS from Fotolia.com)

Infância

Um bebê é assim chamado desde o nascimento até o primeiro ano de vida. Durante este primeiro ano, os bebês desenvolvem habilidades que serão recursos utilizados ao longo da vida. Pediatras procurar marcadores específicos de crescimento e desenvolvimento durante este período. Aprender a controlar a cabeça, rastejar e sentar são habilidades motoras. Usar o polegar e o dedo para pegar pedaços de comida e segurar a chupeta são habilidades motoras finas. Habilidades sensoriais são avaliadas observando-se a capacidade de um bebê para ver, ouvir, tocar, sentir o sabor e cheirar. As competências linguísticas são evidentes no primeiro ano de vida, quando um bebê faz sons, aprende algumas palavras básicas e responde à palavra falada. Finalmente, as habilidades sociais incluem como um bebê interage com a família e colegas.


Pediatras verificam habilidade motora, linguagem e desenvolvimento social durante o primeiro ano de vida (cute Asian boy image by Gina Smith from Fotolia.com)

Meia infância

Depois de um ano de idade, o crescimento físico da criança diminui consideravelmente, e elas são mais móveis e exploradoras. A meia infância ocorre aproximadamente aos seis anos de idade, e as crianças têm um melhor senso do certo e errado. Elas também tendem a se tornar mais independente, pois começam a vestir-se por si mesmas e passar mais tempo na escola e com os amigos. Alterações cognitivas incluem crescimento mental rápido, com uma maior capacidade de discutir situações e focar no ambiente ao seu redor, em vez de ser auto-centrado.

Os anos da infância média incluem um rápido crescimento mental (kindergarten kid image by Lisa Eastman from Fotolia.com)

Fase juvenil

Conforme as crianças se aproximam dos nove e dez anos, elas se tornam mais independentes e se começa a perceber as mudanças físicas da puberdade. Um grande surto de crescimento pode ocorrer neste momento conforme o corpo começa o desenvolvimento sexual. Isso também pode ser um momento de estresse para as crianças, já que a pressão dos colegas é desagradável. A imagem do corpo, juntamente com as mudanças emocionais muitas vezes diminuem sua confiança. Nesta fase, também começam a preparar para o ensino médio, assumindo mais responsabilidades acadêmicas e com foco em definição de metas e sua realização.

Surtos de crescimento são comuns na adolescência (kids image by Siberia from Fotolia.com)

Adolescência

Entre os 12 e 18 anos, as crianças experimentam várias mudanças físicas e mentais. De acordo com o National Institutes of Health (NIH), o início do ciclo menstrual de uma menina normalmente ocorre dois anos após o início da puberdade. O NIH relata que os meninos não começam a puberdade com um marco característico, e tendem a amadurecer os órgãos genitais adultos aos 16 ou 17 anos. Durante este tempo de mudança física, os adolescentes podem tornar-se mais auto-centrados. Ao final da adolescência, os adolescentes se acostumam ao seu corpo e estão prontos para viver um romance. O comportamento adolescente geralmente inclui que "devem se afastar dos pais e figuras de autoridade para estabelecer a sua própria auto-identidade e tomar decisões por conta própria".

Adolescentes muitas vezes têm a necessidade de ser mais independente (teenager close up image by Chef from Fotolia.com)

Fase adulta

Considera-se idade adulta quando uma pessoa tem idade e comportamento adequado para ter responsabilidades como operar um veículo, votar, casar, assumir um contrato e servir nas forças armadas. O processo de amadurecimento não termina na adolescência e continua ao longo da vida adulta conforme as necessidades psicológicas, de segurança e de auto-realização são atendidas. A maioridade é dividida em três categorias: jovem-adulto, meia idade e terceira idade.

Mesmo os adultos vivenciam crescimento e desenvolvimento contínuos (forward looking couple image by John Keith from Fotolia.com)