Contente
Como as cirurgias bariátricas alteram a anatomia do sistema digestório, elas podem fazer com que o corpo reaja de forma diferente à comida e a doenças. Ter certos cuidados após a cirurgia e seguir as recomendações médicas lhe ajudarão a manter-se saudável. Leia as informações a seguir para evitar as doenças comuns que costumam seguir as cirurgias bariátricas.
Instruções
Evitando doenças comuns após cirurgias bariátricas-
Mantenha-se ativo, em especial logo após a cirurgia. É importante que você se mexa todos os dias e evite o sedentarismo, para prevenir a formação de coágulos sanguíneos (trombose venosa profunda) nas pernas, que podem vir a causar embolismo pulmonar, uma condição que pode ser fatal.
-
Tome multivitamínicos todos os dias, além dos suplementos recomendados pelo médico ou nutricionista. Deficiências vitamínicas são problemas comuns após a cirurgia de bypass gástrico, pois os pacientes passam a comer muito menos e, consequentemente, diminuem a ingestão de vitaminas. É importante seguir todas as recomendações referentes à reposição vitamínica e mineral após cirurgias bariátricas, para evitar desnutrição.
-
Evite a síndrome de dumping, também conhecida por rápido esvaziamento gástrico, comendo devagar. Uma das doenças mais comuns após cirurgias bariátricas, a síndrome de dumping inclui sintomas como náusea, diarreia, vômito, desmaios, sudorese e dor abdominal. Comer devagar não irá evitar completamente os sintomas da síndrome, mas ajudará a diminuir a frequência e gravidade das ocorrências.
-
Evite a osteoporose tomando suplementos de cálcio. Você não conseguirá ingerir todo o cálcio necessário apenas comendo e bebendo. Isso é particularmente importante para mulheres.
-
Tome suplementos de ferro para prevenir a anemia. Os sintomas dela incluem fadiga, desmaios, fraqueza, dor de cabeça e extremidades do corpo frias. Ao repor o ferro do qual o corpo precisa, as chances de ter anemia caem.
-
Não coma demais ou você poderá ter vômitos persistentes. O médico lhe dirá exatamente quanto e quando você deverá comer. Pare de comer quando sentir-se cheio, sensação indicada por uma pressão ou dor no abdômen.
-
Tome um antiácido para prevenir úlceras. Essas são uma das condições mais comuns após cirurgias bariátricas, mas é possível evitá-las tomando antiácidos nos primeiros meses após a cirurgia.
-
Procure acompanhamento psicológico. Os transtornos psicológicos que contribuem para comer em excesso não serão curados com a cirurgia. É necessário fazer terapia para garantir que os motivos que levavam a comer muito não farão com que você volte a ter o mesmo estilo de vida de antes da cirurgia.
Dicas
- Siga as instruções de alimentação para evitar desconfortos gastrointestinais. Você levará um tempo para se familiarizar com aquilo que poderá ou não comer.
Aviso
- Evite tomar aspirina (a menos que o médico diga o contrário) por pelo menos dois meses após a cirurgia. Ela pode causar sangramentos, o que pode trazer complicações ao local da cirurgia.
O que você precisa
- Antiácido
- Vitaminas e suplementos