Que tipo de exame de sangue é feito no caso de cirrose hepática?

Autor: Charles Brown
Data De Criação: 9 Fevereiro 2021
Data De Atualização: 3 Dezembro 2024
Anonim
Que tipo de exame de sangue é feito no caso de cirrose hepática? - Artigos
Que tipo de exame de sangue é feito no caso de cirrose hepática? - Artigos

Contente

A cirrose é uma doença hepática crônica caracterizada por danos irreversíveis ao fígado, frequentemente causada pelo álcool e pelas hepatites virais B e C. Os exames sanguíneos são usados para detectar a condição e determinar sua gravidade.


A cirrose hepática causa danos irreversíveis ao fígado (Keith Brofsky/Stockbyte/Getty Images)

Importância

Os exames de sangue determinam o nível de funcionalidade ou anormalidade do fígado, pois ele é responsável por desintoxicar o sangue, garantindo a consistência adequada e produzindo proteínas importantes que o afetam.

Exame de sangue para hepatite

Antes do tratamento, é vital que os pacientes com cirrose sejam examinados para a hepatite viral. Um exame sanguíneo detecta a infecção e determina o tipo da doença (A, B ou C).

Exames de enzimas

Os altos níveis de enzimas específicas não só indicam os danos ao fígado, mas também podem indicar outras condições hepáticas relacionadas ou causadas pela cirrose. Os níveis anormais de enzimas podem indicar obstrução da bile, destruição do fígado pela hepatite ou algumas formas de câncer derivadas da cirrose.


Tipos de enzimas

As enzimas mais importantes nos exames de funcionamento do fígado em pacientes de cirrose são o aspartato aminotransferase, a alanina aminotransferase, a gamaglutamiltranspeptidase, a lactato desidrogenase e a fosfatase alcalina.

Bilirrubina e albumina

As concentrações de bilirrubina e albumina são medidas para indicar o nível de danos ao fígado. Os altos níveis de bilirrubina, que mede a excreção da bile, e os baixos níveis de albumina, a principal proteína da corrente sanguínea, produzida pelo fígado, implicam em graves danos causados pela cirrose.

Exame de tempo de protrombina

Um exame de tempo de protrombina é outra maneira de avaliar os danos da cirrose ao fígado. Quanto maior o tempo necessário para o sangue coagular, pior os danos.