Contente
- Andando na piscina
- Correndo na piscina
- Natação
- Fortalecimento de quadril através do chute
- Ondulação e alongamento
A cirurgia no quadril é a melhor designada para o alívio da dor e para facilitar os movimentos em pessoas que, anteriormente, sentiam dores em cada passo dado. Uma vez que o paciente faça a cirurgia, o processo de recuperação se inicia. Na maioria dos casos, os primeiros passos da terapia são feitos em uma piscina.
A piscina é o melhor ambiente para se recuperar de uma grande cirurgia (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)
Andando na piscina
Entre na piscina o mais cedo possível depois da cirurgia. Só de estar na água e se mover por ali facilitará a sua recuperação. Contudo, quando começar a andar nesse ambiente, sua recuperação começará de forma séria. Inicie andando de 4 a 5 minutos na parte rasa e aumente o tempo, de 7 a 8 minutos, antes de correr. Sempre faça esse exercício a uma profundidade abaixo do nível do pescoço. Você deverá sentir uma pressão conforme o movimento da caminhada acontece. Nesse processo, a água proporciona resistência e exercita seu quadril e pernas.
Correndo na piscina
Depois de 1 ou 2 semanas após a cirurgia, você pode começar a correr na piscina. A água providencia um excelente treino de resistência, sem a pressão da corrida em uma pista ou pavimento. Para facilitar o processo, o paciente pode usar nadadeiras. Comece correndo 3 minutos por vez e, gradualmente, aumente seu tempo para 10 minutos. Sempre faça esse exercício na parte rasa e não tente correr em uma profundidade acima do seu ombro. Com essa atividade, a resistência necessária para o seu quadril é proporcionada.
Natação
A natação é um exercício fantástico em geral e é, particularmente, eficaz quando se está na recuperação de uma cirurgia do quadril. Se você não é um forte nadador, use a prancha e nade. Se já nada bem, faça 2 chegadas em uma piscina de 50 metros. Lembre-se, você começou andando e correndo. Uma vez iniciada a natação, as dores do pós cirúrgico já foram superadas. Aumente seu ritmo com 6 chegadas.
Fortalecimento de quadril através do chute
Segure-se na borda da piscina e empurre seus pés em direção ao centro dela. Bata as pernas como se você estivesse nadando. Chute os pés apenas de 45 a 60 centímetros. Chute por, ao menos, 90 segundos. Faça um intervalo de 30 segundos e repita a série. Vire-se e faça o mesmo exercício deitado, como se você estivesse nadando de costas
Ondulação e alongamento
Fique no raso e segure a borda com as duas mãos. Conforme você sustenta o corpo com as mãos, curve os joelhos em direção ao peito e fique nessa posição por 5 segundos. Alongue suas pernas e pés. Repita o alongamento 10 vezes. O movimento de curva e alongamento proporcionará flexibilidade ao seu quadril.