Contente
A morte de um sócio, funcionário ou cliente pode ser um golpe devastador para qualquer empresa. É apropriado expressar condolências com sinceridade e compaixão ao saber que um colega de negócios sofreu uma tragédia pessoal dessa magnitude. Escreva uma carta de condolências com sensibilidade e de maneira mais pessoal do que uma carta comercial comum. Use um tato especial se você estiver abordando o destinatário sobre assunto de negócios.
Instruções
Reconheça as tragédias pessoais nas vidas de colegas de trabalho (candle image by Stephen Meese from Fotolia.com)-
Use papel timbrado ou de alta qualidade. Não escreva uma carta de condolências por e-mail ou como um memorando simples. Mostre que você está ciente da seriedade da situação apresentando sua carta profissionalmente e de maneira que mostre que você refletiu e se preocupou para redigi-la.
-
Coloque a data na carta e comece com "Prezado (primeiro nome da pessoa)". Isso pode parecer um detalhe pequeno, mas é importante se dirigir a alguém pela primeira pessoa ao invés de usar um título ao comunicar uma mensagem pessoal como seus pêsames a alguém que está sofrendo.
-
Ofereça suas condolências pela perda do destinatário. Mencione o falecido pelo nome, e reconheça a relação entre a pessoa e o destinatário da carta. Por exemplo: "Por favor aceite minhas condolências pela perda de seu tio, David". A menos que você seja próximo do destinatário fora do contexto profissional, evite ser muito emotivo porque pode parecer falso e inapropriado.
-
Diga que você não consegue imaginar a dificuldade pela qual o destinatário está passando. A experiência de perda afeta cada pessoa de maneira diferente, logo, pode ser ofensivo incluir expressões como "Entendo profundamente a gravidade do que você está passando, pois perdi meu irmão Júlio ano passado". Expressões do tipo podem parecer insensíveis.
-
Inclua a família e os colegas de trabalho do destinatário. Diga que você compreende que a perda afetou o cônjuge, os parentes, filhos, colegas de trabalho ou amigos, e cite pelo nome qualquer pessoa que você saiba que era próxima do falecido. Por exemplo: "Posso apenas imaginar o efeito devastador que a perda de David para sua querida esposa, Helen".
-
Compartilhe lembranças positivas que teve com o morto ou reflita sobre as melhores qualidades da pessoa. Por exemplo, fale sobre a época em que você conheceu a pessoa em um churrasco da empresa, e como o senso de humor dela agradou a todos os convidados. Se você não chegou a conhecer o falecido pessoalmente, mencione coisas boas que ouviu falar dele. O mais importante é ser sincero.
-
Conclua reafirmando suas condolências em nome de todas as pessoas de sua empresa. Estenda as condolências tanto para o destinatário quanto para a sua família.