Como extrair metais valiosos de computadores

Autor: William Ramirez
Data De Criação: 17 Setembro 2021
Data De Atualização: 1 Dezembro 2024
Anonim
Partes que Tem Ouro na Placa mãe de Computador
Vídeo: Partes que Tem Ouro na Placa mãe de Computador

Contente

A recuperação de metais valiosos a partir de sucata de computadores é um processo altamente especializado que envolve a desmontagem do computador, a separação dos componentes e uma série de processos químicos para recuperá-los. Estima-se que computadores antigos contém até um grama de ouro por tonelada de sucata, o que é semelhante à proporção de ouro em áreas de alto grau de minério. Para auxiliar no processo, existem equipamentos especializados disponíveis em vários fornecedores.


Instruções

Existe ouro em sucatas de computadores e eletrônicos (lingots d'or image by dead_account from Fotolia.com)

    Desmontagem e preparação

  1. Retire a tampa do computador e remova todas as placas de circuito, inclusive a placa mãe.

    As partes douradas na beirada das placas é onde se encontra mais ouro recuperável (circuit board image by Michele Maakestad from Fotolia.com)
  2. Remova todos os suportes de metal, parafusos, dissipadores de calor, fios, grampos de plástico ou outros materiais extras das placas.

  3. Localize e remova todos os chips que possam ser removidos, incluindo os do CPU e os que são soldadas nas placas. Normalmente podem ser removidos com uma chave de fendas ou com um alicate de corte, passando ou cortando ao longo da parte inferior.


    O ouro está presente na maioria dos chips de computador, especialmente os CPU mais velhos (two processors image by Wayne Abraham from Fotolia.com)
  4. Quebre as partes com ouro de todas as placas de circuito cuidadosamente, usando um alicate forrado. Passe uma fita isolante em volta dos dentes do alicate.

  5. Remova os pinos e conectores chapeados em ouro quebrando a parte da placa onde se encontram. Deixe uma pequena parte conectada aos pinos para evitar perder um pouco do ouro.

    Existem várias peças com pinos chapeados em ouro em um computador (hard drive details image by Agb from Fotolia.com)
  6. Separe a sucata restante em pilhas para a recuperação de metais menores e de menores quantidades de metais valiosos. Aço, cobre, zinco, alumínio, latão e outros metais compõem uma quantidade significativa desses itens e devem ser recuperados para maximizar seu lucro. Placas vazias possuem um pouco de ouro, porém, não o suficiente para se recuperar manualmente. Elas podem ser vendidas para empresas de reciclagem que se especializam na recuperação de eletrônicos.


    Reação química

  1. Misture ácido sulfúrico e ácido clorídrico com cuidado em uma panela de barro, sem calor para criar água régia, a única combinação de ácido que realmente dissolve ouro. Lembre-se de que a proporção da mistura destes dois ácidos varia de acordo com a fonte, a concentração e a pureza de cada um.

    Misturar ácidos é perigoso e deve ser feito com muito cuidado (hand s image by Andrey Kiselev from Fotolia.com)
  2. Adicione as peças que contém ouro no ácido. Como alguns ácidos vão evaporar durante as etapas seguintes, mantenha-os pelo menos uns dois centímetros acima da sucata o tempo todo.

  3. Abra cada circuito integrado cautelosamente e coloque-os no ácido.

  4. Aqueça a mistura em fogo brando por uma hora, misturando com o misturador de vidro cuidadosamente de cinco em cinco minutos.

  5. Coloque um filtro de café no coador de plástico. Derrame o ácido lentamente, jogando todas as peças no filtro e aparando o ácido na panela. Deixe o filtro escorrer por alguns minutos, agitando vagarosamente para evitar respingos.

    De líquido a ouro

  1. Coloque o restante da sucata em um balde de 20 litros para um segundo processo.

  2. Adicione uma pequena quantidade de ureia ao ácido, para diminuir o nível de pH ao normal. A quantidade varia muito com cada mistura, dependendo da concentração de ácido e da quantidade de metal dissolvido.

  3. Adicione lentamente o precipitante na mistura de ácido, parando muitas vezes para verificar se há vestígios de ouro com o líquido detector de ouro de acordo com as instruções de uso. (Existem vários tipos de líquidos disponíveis e cada um tem o seu método específico).

  4. Deixe o líquido por 24 horas de modo que o ouro possa precipitar e assentar no fundo da panela.

  5. Escorra todo o líquido com cuidado, certificando-se de que nenhum dos materiais no fundo se perca, uma vez que é ouro puro. Lave o ouro com água da torneira. Verifique se há vestígios de amônia com o líquido detector de amônia e escorra novamente.

    Remodelação do ouro

  1. Coloque os detritos de ouro em um caldeirão no forno e deixe por uma hora até que derreta.

  2. Derrame o ouro fundido na lingoteira e deixe-o esfriar.

  3. Espere o ouro esfriar e, em seguida, remova-o e pese-o.

Dicas

  • O uso de equipamento de proteção individual é necessário, uma vez que os produtos químicos podem causar queimaduras graves e os gases são nocivos. Proteção para os olhos, luvas grossas, máscara anti-ácidos e um avental são pré-requisitos mínimos para se iniciar as etapas químicas deste processo.

Aviso

  • A recuperação de metais preciosos a partir de sucatas de computador é um processo técnico que envolve uma variedade de riscos e processos especializados. Passar da fase de preparação pode expor o preparador e o ambiente a produtos químicos tóxicos, o que é uma violação de vários regulamentos ambientais e de zoneamento em muitas partes do país. Nunca tente esta operação em uma área residencial.

O que você precisa

  • Chaves de fenda Phillips números 1 e 2
  • Chaves de fenda grande e pequena
  • Alicate de corte pequeno
  • Alicate de pressão
  • Panela de barro
  • Caçarola pirex de 2 litros
  • Água da torneira
  • Bicarbonato de sódio
  • Ácido sulfúrico
  • Ácido clorídrico
  • Uréia
  • Precipitante
  • Líquido detector de ouro
  • Líquido detector de amônia
  • Filtros de café
  • Misturador de vidro
  • Coador de plástico
  • Balde de 20 litros
  • Lingoteira
  • Forno
  • Aparelho respiratório isolante de circuito aberto
  • Laboratório ao ar livre