Contente
O termo "dormente" surgiu dos pedaços de madeira colocados em estradas de ferro, sob os trilhos, para proporcionar uma condução mais suave para o transporte de passageiros. A chamada "madeira de dormente ferroviário" pode ser comprada depois de ferrovias deixarem de utilizá-la, pois ela continua sendo útil por muitos anos depois disso. Elas são muito boas para uso em paisagismo e em cercas, porque têm agentes que a preservam e reduzem danos.
Instruções
Dormentes de madeira podem ser comprados novos ou usados (old tunnel image by Maxim Kulemza from Fotolia.com)-
Meça a área onde a cerca será colocada para determinar quantas peças de madeira serão necessários. Os dormentes podem ter de 2 a 2,7 m de comprimento. O comprimento mais comum das peças é de 2,4 m por 15 cm. A largura mais comum é de 15 por 25 cm. Esta cerca terá peças horizontais empilhadas uma sobre a outra. As placas de 10 por 15 cm são utilizados como pilares e precisam ser colocadas entre cada conjunto de dormentes.
-
Espalhe os pilares de 10 por 15 cm colocando-os nos cantos da cerca. Meça o comprimento dos dormentes a partir de cada canto e coloque outro pilar de 10 por 15 cm em cada intervalo. Se os dormentes não se encaixarem na área medida, corte suas extremidades até ficar do tamanho adequado.
-
Coloque as estacas de madeira no chão, uma em cada canto, e passe uma corda em torno do diâmetro da cerca, amarrando-a corda em cada estaca. Certifique-se que a corda esteja esticada.
-
Cave buracos de 45 cm em cada local onde os pilares de 10 por 15 cm serão colocados com o escavador. Coloque os pilares nos furos e encha os buracos com concreto. Use o nível e o prumo para se certificar de que cada pilar está nivelado. Segure o pilar no local até o concreto começar a endurecer. Espere 24 horas para deixar o concreto secar.
-
Coloque o primeiro dormente no chão, na frente de um dos pilares do canto de 10 por 15 cm. Alinhe o dormente de modo que possa ser aparafusado ao pilar do canto e que fique metade cruzado com o próximo pilar. Parafuse o dormente no lugar usando os dois parafusos de paisagismo em cada placa de 10 por 15 cm. Coloque o próximo dormente sobre o primeiro e aperte-o no lugar. Continue até chegar ao topo dos pilares de 10 por 15 cm.
-
Trabalhe pela cerca colocando dormentes e parafusando-os às placas de 10 por 15 cm.
-
Cave uma vala de drenagem ao redor da cerca, para que a água passe longe dela.
Dicas
- Você pode precisar cavar os furos mais profundos do que 45 cm, dependendo do terreno e sua composição.
O que você precisa
- Trena
- Dormentes de madeira
- Placas tratadas de 10 por 15 cm
- Serra
- 4 estacas de madeira
- Pá
- Escavador para pilares
- Concreto
- Parafuso de paisagismo
- Broca
- Ponteira de chave de fenda
- Barbante
- Nível