Contente
Criar suas próprias roupas é uma maneira de obter peças baratas, estilosas e com caimento perfeito. A renda é um tecido delicado, mas trabalhar com ela não precisa ser uma tortura. Como é um material transparente, você pode colocá-la sobre um forro de cetim, obtendo um efeito elegante e discreto. Essa opção também ira facilitar o seu trabalho, dando estrutura à peça. Além disso, um cós de elástico dobrável fará com que sua saia tenha um bom caimento.
Instruções
Faça sua saia com o tamanho e a abertura que você quiser (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)-
Tire suas medidas. Meça sua cintura, onde você quer que o cós da saia fique, e meça o comprimento dessa linha até onde você quer que a saia alcance. Meça o comprimento na frente, atrás e nas duas laterais. Anote essas medidas.
-
Decida qual a abertura que a saia terá. Enrole o cetim em volta de você, de modo que a parte de baixo fique com sete centímetros a mais que o comprimento pretendido para a parte de trás. Ajuste a abertura (quanto a saia se alarga, na parte inferior) colocando mais tecido. A região em volta de sua cintura estará muito larga, mas isso será consertado depois. Adicione quatro centímetros à abertura pretendida. Faça um corte reto.
-
Decida qual o comprimento da saia. Segure o tecido, já cortado, a sua volta novamente, com a parte aberta ao seu lado, e a parte de trás ficará com sete centímetros a mais do que você quer que a saia fique. A parte da frente pode parecer muito comprida, mas isso será consertado. Escolha onde o cós ficará na sua cintura, e marque com alfinetes. Solte o tecido e coloque-o sobre uma superfície plana. Corte uma linha reta dois centímetros acima da área marcada. Essa parte extra serve para as costuras e a bainha. Esse é o recorte do forro da sua saia.
-
Corte a renda no mesmo comprimento do recorte de cetim, usando-o como molde. Recorte todo o tecido necessário: se você for fazer várias camadas de renda, essa é a hora de cortar todas elas. Ainda não é necessário recortar a largura da renda, mas você já pode fazer isso.
-
Dobre o cetim ao meio, para que ele mantenha a largura, mas fique com metade do comprimento. A parte que irá formar a bainha deve ficar próxima de você; e a beirada que será o cós, mais afastada. Prenda com alfinetes as pontas, assim você terá um círculo. Deixe as áreas da bainha e do cós sem alfinetes.
-
Corte ao longo da dobra para obter dois pedaços iguais de tecido: um é a parte da frente, o outro é a de trás. Decida qual é qual, e marque-os com alfinetes de cores diferentes.
-
Prenda as bordas com alfinetes, de modo que os lados certos fiquem virados um para o outro, e costure-as, usando a linha que combina com o cetim. Faça a costura a meio centímetro da beirada. Você terá um círculo de cetim com a abertura escolhida para a saia, mas com o comprimento um pouco maior. Coloque alfinetes sobre as beiradas que devem ficar abertas para evitar que sejam costuradas por engano.
-
Com a saia ainda virada do avesso, pegue as anotações das suas medidas. Adicione de sete a dez centímetros a cada uma. Meça os quatro comprimentos a partir da sua cintura -- na parte da frente, na de trás, e nos dois lados -- e marque esses pontos com alfinetes posicionados lateralmente. Depois, preencha os espaços entre eles com outros alfinetes, também na lateral, formando um círculo em volta da parte de baixo da saia. A medida da parte de trás provavelmente cairá na beirada do tecido, mas pode haver excesso na parte da frente. Assim que os alfinetes estiverem posicionados, corte cuidadosamente o excesso de tecido abaixo deles, e depois os remova. Agora, sua saia tem uma parte da frente e uma de trás corretas.
-
Dobre um centímetro da barra inferior da saia, prenda com alfinetes, e costure. Dobre mais dois centímetros e faça uma uma costura de meio centímetro de largura. A bainha da sua saia de cetim está pronta.
-
Mantenha a saia do lado do avesso e dobre um centímetro da parte superior (cós). Deixe as dobras abertas. Prenda com alfinetes, costure em volta do perímetro e depois retire os alfinetes. Dobre mais dois centímetros, coloque alfinetes, e faça uma costura de dois centímetros de largura, deixando quatro centímetros abertos (sem costurar) no final. Retire os alfinetes. O seu elástico precisar caber nesse espaço, então certifique-se de que a costura é pelo menos dois centímetros maior, e não menor.
-
Pegue a medida da sua cintura. Corte o elástico com dois centímetros a mais do que esse valor.
-
Encontre o espaço de quatro centímetros que você deixou no cós. Usando um alfinete de segurança, prenda uma ponta do elástico à abertura no cós. Coloque o segundo alfinete na outra ponta do elástico, depois passe-o por dentro do cós, saindo do outro lado. Prenda as duas pontas do elástico, depois costure-as. Prove a saia e ajuste a cintura. Costure novamente o elástico se você quiser que a saia fique mais justa. A parte de cetim está pronta.
-
Faça a sobressaia de renda, usando uma linha que combine com a cor dela. Faça duas costuras laterais como antes, usando as medidas dos comprimentos na frente e atrás da saia. Para uni-la ao forro de seda, coloque-a em volta da outra, depois prenda a parte de baixo com alfinete, deixando uma barra de um centímetro. Dobre o excesso de tecido em cima do cós, depois amontoe e prenda com alfinetes pelo lado de fora, abaixo do cós, nas duas costuras laterais, e em pelo menos dois lugares diferentes na parte da frente e na de trás. Distribua igualmente o tecido em volta da saia, depois faça dobras iguais (indo em direção à parte de trás) em cada parte amontoada. Assim que todo o excesso de tecido estiver junto e preso, desvire a saia e junte o excesso de tecido do cós com a mesma linha que você amontoou na parte de fora (logo abaixo do cós). Costure a renda no cetim. Isso irá prender as áreas dobradas na frente e fazer a renda se tornar parte da saia.
-
Se quiser usar mais de uma camada de renda, você pode costurá-las umas às outras antes de uni-las ao cetim, ou prendê-las a outro tecido uma de cada vez. Você pode deixar algumas camadas mais compridas e outras mais curtas.
Dicas
- O uso de alfinetes é o que faz a diferença entre uma roupa bem feita e uma problemática. Não economize no uso de alfinetes. Mas lembre-se de remover todos eles antes de experimentar a peça.
O que você precisa
- Fita métrica
- Alfinetes
- Três metros de renda (mais ou menos, depende do seu tamanho e o modelo da saia)
- Linha combinando com a cor da renda
- Três metros de cetim combinando ou contrastando com a renda (mais ou menos, conforme seu tamanho e o modelo da saia)
- Linha combinando com a cor do cetim
- Dois metros de elástico dobrável de 25 mm
- Tesoura
- Máquina de costura
- Dois alfinetes de segurança