Faça-você-mesmo: jateador de soda

Autor: Charles Brown
Data De Criação: 7 Fevereiro 2021
Data De Atualização: 13 Novembro 2024
Anonim
Faça-você-mesmo: jateador de soda - Artigos
Faça-você-mesmo: jateador de soda - Artigos

Contente

Um jateador de soda funciona da mesma maneira como o de areia e suaviza trabalhos de pintura, acabamentos e superfícies em veículos e outros objetos de grande porte. Você também pode usá-lo para retirar camadas finas de tinta. O bicarbonato de sódio é a opção mais utilizada nesta técnica. É mais barato do que a areia e ambientalmente amigável, uma vez que não gera a tão perigosa poeira de silício, que a areia libera.


Funciona como o jateamento com areia para suavizar superfícies de grande porte (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Materiais para jateamento

Para fazer seu próprio jateamento, você pode comprar um equipamento específico para o bicarbonato de sódio ou um pó semelhante, mas isso provavelmente custará várias centenas de reais. Você também pode comprar kits para ligar um dispositivo de jateamento em um dispositivo para a base, mas estes também podem custar mais de R$ 250. Não importa a opção que escolher, você vai precisar de algum tipo de lavadora de pressão e um jateador de soda líquida. Vai precisar também de um compressor estável de 65 psi ou mais elevado, assim como alguma experiência em trabalho com dispositivos de jateamento.

Quando for comprar a soda, procure tanto a de cozinha (a granel) quanto a que vem em balde. Os preços variam, portanto compre o mais barato que você encontrar na sua região.


Processo

Use o mesmo equipamento de proteção que você usaria para o jateamento com areia, incluindo a capa. Embora a soda não tenha as mesmas propriedades tóxicas da areia, é altamente irritante. O processo pode conduzi-la a seus olhos e nariz se você não tiver o equipamento adequado. Você também vai precisar selar bem a sua área de trabalho e ter material em quantidade suficiente.

Depois de fazer a primeira passagem de jato, lave o objeto com a lavadora de alta pressão, então examine seu trabalho. Isto irá mostrar o quão bem a substância funciona e quais áreas podem precisar de um efeito diferente ou de mais jateamento. Após a última demão, você pode deixar a camada de soda para oferecer proteção para o veículo ou objeto até que você esteja pronto para pintar ou limpá-lo. Então, lave ou limpe com um pano úmido, em seguida termine com uma mistura de água e sabão.