Contente
- Exame de colesterol sérico
- Colesterol HDL
- Colesterol LDL
- Colesterol total
- Fatores de risco de doença cardíaca
- Opções
HDL é o acrônimo em inglês de lipoproteína de alta densidade. A principal função do HDL é levar o colesterol de outras partes do corpo para o fígado, onde ele é eliminado. O HDL é considerado o "bom" colesterol, porque níveis mais altos dele são associados com menor risco de doença cardíaca.
Muitas pessoas precisam de medicação prescrita para regular o colesterol (pills image by Maria Brzostowska from Fotolia.com)
Exame de colesterol sérico
O médico pedirá ao paciente um exame de colesterol sérico para mensurar os diferentes níveis dos vários tipos de colesterol. Embora essa substância tenha muitos componentes, os principais tipos, ou frações, medidos são o LDL (lipoproteína de baixa densidade) e o HDL. O colesterol é medido em miligramas por decalitro de sangue. Portanto, um valor de HDL de 47 significa que há 47 mg de HDL por decalitro de sangue. Por convenção, isso é abreviado como 47 mg/dl.
Colesterol HDL
De acordo com o National Heart, Lung and Blood Institute (NHLBI), níveis normais de HDL vão de 40 a 59 mg/dl. Níveis abaixo de 40 são considerados um alto fator de risco para doença cardíaca. Valor de HDL alto é considerado fator de risco negativo para doença cardíaca. Um fator de risco negativo significa que ele ajuda a prevenir problemas de coração.
Colesterol LDL
O LDL é o principal componente do colesterol que os médicos observam para determinar o risco de problema cardíaco e o plano de tratamento. Um valor de LDL acima de 130 mg/dl é considerado alto. Abaixo de 130 mg/dl, considera-se bom e abaixo de 100 mg/dl, ótimo.
Colesterol total
O colesterol total é o nível de colesterol circulando no sangue, composto de todas as diferentes frações, como o LDL e o HDL. Ainda que o instituto NHLBI julgue que um valor de colesterol total até 200 mg/dl seja ótimo, esse total não distingue o HDL "bom" do LDL "ruim". Essa falta de especificação é a razão pela qual os profissionais de saúde preferem separar as diferentes frações, assim, podem ter uma ideia mais precisa de qual é o risco de problema cardíaco.
Fatores de risco de doença cardíaca
Há muitos fatores de risco diferentes para doença cardíaca. O colesterol é um dos componentes da estratificação de risco. LDL (ruim) alto e HDL (bom) baixo são fatores de risco certos. Ainda que apresentar LDL e HDL nessas proporções não signifique que uma pessoa terá doença cardíaca, esse quadro aumenta a possibilidade de problemas.
Opções
Se alguém tem um perfil de colesterol negativo, como HDL baixo, há muitas opções à disposição. Para reduzir as chances de desenvolver problemas, um estilo de vida voltado para manter uma boa saúde do coração deve ser adotado. Essas mudanças de estilo de vida incluem ter uma dieta rica em frutas, vegetais e cereais integrais, bem como cortar gordura e calorias totais, fazer mais atividade física, não fumar e manter peso adequado. Se essas estratégias não forem suficientes, o médico pode sugerir o uso de medicação para alterar os níveis de colesterol.