Contente
Nossos folículos capilares são sensíveis ao andrógeno, um hormônio que afeta o crescimento capilar. Para os homens, o andrógeno determina as características masculinas incluindo os pelos do corpo. Durante a puberdade, o crescimento de pelos acontece tanto em meninos quanto meninas, mas é mais notável nos meninos. Os pelos aparecem no rosto, braços, pernas, peito e ombros, e alguns garotos são mais peludos que outros.
O crescimento dos pelos é causado pelo hormônio andrógeno (Terry Johnston: flickr, stevegatto2: flickr, davitydave: flickr)
Pelos do peito
De acordo som uma pesquisa realizada na década de 60, há 15 variedades diferentes de maneiras em que o pelo pode crescer no peito de homens brancos e outras 25 variações de formato. Ele pode crescer entre os peitorais ou cobri-los completamente, até crescendo torso abaixo até a região pubiana. O estudo não avaliou as variações de pelo do peito de outros grupos étnicos.
Pelo nas costas
Pelos nas costas geralmente se desenvolvem quando o homem está na faixa dos 20 anos, mas para alguns isso pode acontecer na puberdade. Apesar de parecer indesejável, pelos nas costas são normais.
A presença de pelo nas costas é normal
Depilação masculina
Na era metrossexual, ficou na moda aparar e raspar pelo corporal. De acordo com o escritor de moda Chris Rovny, remover o excesso de pelo corporal pode ajudar a remover odores. Ele diz que quanto mais grosso o pelo, mais calor corporal se produz e, antes que se possa perceber, o suor escorre e exala um odor vibrante.
Há várias técnicas de se remover pelos do corpo. Raspar é a mais fácil, usando tanto lâminas quanto tosquiadores. Em um salão é possível se depilar, usando-se cera quente para arrancar pelos indesejáveis, mas essas soluções são temporárias. Se você quiser se livrar de pelos para sempre, é necessário uma eletrólise ou depilação a laser.
Cultura de urso
Dentro da comunidade gay, há uma cultura que adere ao uso de pelos corporais como sinal de masculinidade liberta. "Ursos" são homens gays que deixam seus pelos crescerem livremente, indo contra a moda da depilação.
"Ursos" são peludos e não raspam nem aparam seus pelos
Religião e pelos corporais
Dependendo de sua fé, aparar e raspar os pelos pode ser permitido ou proibido. Na fé islâmica, os homens podem retirar seus pelos das axilas e área pubiana e também podem deixar a barba crescer. Na Índia, a remoção depende de ser Hindu ou Sikh. Meninos hindu terão seus cabelos raspados aos 4 anos em uma cerimônia religiosa. Quando adultos, os homens raspam suas cabeças em respeito quando um idoso morre. Para os devotos Sikh, cortar ou raspar qualquer pelo do corpo é tabu. Cabelos e pelos longos são considerados um dos cinco "sinais exteriores" da fé Sikh. Para atingir a pureza, os budistas da Tailândia frequentemente raspam a cabeça. É um sinal de separação do mundo material diário.