Contente
Comer uma porção de feijão não deve causar diarreia. Uma quantidade excessiva de feijões pode soltar o intestino por causa do consumo de fibras, mas geralmente não causa diarreia, que é um sintoma de um outro problema médico. Se você desenvolve diarreia toda vez que come feijão ou outros legumes, você pode ser alérgico a eles. Legumes incluem feijão, amendoim e soja.
Você pode desenvolver diarreia se for alérgico a legumes (beans image by dinostock from Fotolia.com)
Alergia a feijão
Se você foi diagnosticado com alergia à soja ou amendoim, você tem grandes chances de ser alérgico a outros legumes, como feijão, de acordo com KidsHealth. Embora o feijão não seja considerado um alérgeno comum, sua relação próxima com amendoim e soja pode causar uma ação exagerada do sistema imunológico. Uma alergia à comida faz o sistema imunológico reagir como se estivesse sendo atacado. Ele confunde as proteínas do feijão com substâncias prejudiciais e cria anticorpos e outras substâncias químicas que levam aos sintomas comuns de alergia de comida, como diarreia, de acordo com o site MayoClinic.com.
Efeito gástrico
Se a diarreia é o resultado de uma alergia de feijão, seus sintomas aparecerão em minutos após comê-lo, mas podem levar até uma hora. Os mastócitos no intestino delgado começam a produzir histamina, uma substância química que ajuda a evitar a infecção no corpo, mas que em níveis altos causa inflamação. O revestimento do intestino incha, causando sintomas comuns gástricos, como diarreia, barriga inchada, cólicas, dor de estômago, náusea e vômito.
Diarreia
A diarreia é comum em alergia à comida e deve diminuir assim que as proteínas do feijão forem eliminadas do corpo. Se a diarreia persistir por mais do que 24 horas, fale com seu médico. A diarreia são fezes moles e aquosas que fazem com que o intestino se movimente com muita frequência, de acordo com o National Digestive Diseases Information Clearing House. Ela pode causar desidratação, que é uma perda excessiva de água e sais que mantêm seu corpo funcionando normalmente. Você deve tomar mais água, sopas e suco de frutas ao primeiro sinal de diarreia, para evitar a desidratação.
Tratamento
A diarreia decorrente de alergia ao feijão é tratada com eficácia ao retirar todos os legumes da dieta, de acordo com Cleveland Clinic. Soja, amendoim e outros feijões podem ser encontrado em comidas pré-preparadas. Leia todos os ingredientes e saiba o que você está ingerindo. Sintomas leves de alergia podem ser tratados com cortisol para a pele, e com anti-histamínicos para outros sintomas de alergia, de acordo com o site MayoClinic.com